Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina renovação do RespirAR até o fim de 2022

Projeto registrou mais de 75 mil atendimentos em seis meses de atividade

O Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado Nº 34.693, a renovação do projeto RespirAR até o fim de 2022, com intuito de ampliar os atendimentos e alcançar mais pacientes pós-Covid-19, que buscam por tratamento especializado de fisioterapia e educação física. Em seis meses, a iniciativa governamental, coordenada pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alcançou mais de 75 mil atendimentos.

“Essa renovação do projeto RespirAR para até o fim de 2022 é o resultado de um importante trabalho que tem sido realizado pelo governo Wilson Lima, coordenado pela Faar e a Secretaria de Estado de Saúde. Dessa forma, reafirmamos o Projeto RespirAR como política pública, que usa o esporte como estratégia de promoção da qualidade de vida das pessoas que tiveram Covid-19”, afirmou Neibe Araujo, coordenador do projeto RespirAR.

Com o RespirAR, as pessoas acometidas pela Covid-19 têm acesso à reabilitação cardiopulmonar e física, por meio de sessões de fisioterapia e prática orientada de exercícios físicos. Atualmente, o projeto conta com 78 fisioterapeutas, 23 profissionais de educação física, 29 estagiários de educação física, além de 7 técnicos de enfermagem.

O RespirAR oferece atendimento de forma gratuita em 10 unidades espalhadas por toda a capital amazonense, que incluem três Centros de Convivência, quatro Policlínicas, dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), além da Vila Olímpica, unidade onde começou os serviços do projeto.

Para participar – Pessoas com sequelas pós-Covid-19 podem procurar uma unidade de saúde ou uma unidade do RespirAR para serem inseridas no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Após autorização no sistema, o paciente recebe o encaminhamento para a consulta de fisioterapia, onde será avaliado para começar o tratamento adequado para o seu caso, o que inclui a quantidade de sessões de fisioterapia e atividade física orientada.

Locais – Os atendimentos são realizados nas Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás, João dos Santos Braga e Gilberto Mestrinho. Os Centros de Atenção ao Idoso (Caimis), são: Ada Viana e o André Araújo. Além deles, os pacientes podem procurar os seguintes Centros de Convivência: Padre Pedro Vignola, do Idoso e o Magdalena Arce Daou. E a Vila Olímpica de Manaus, localizada no Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus inicia trabalho de revitalização de espaço público no beco do Macedo

Vilhena

Liderada por Marcos Rotta Seminf tem os programas mais bem avaliados da gestão do prefeito David Almeida

Vilhena

Anéis Viários: Governo do Amazonas investe mais de R$ 47 milhões em indenizações de imóveis

Vilhena