Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima sanciona lei que reajusta pensão de hansenianos

Valores já serão pagos a partir deste mês de maio e serão retroativos a 1º. de janeiro de 2022

O governador Wilson Lima sancionou a Lei Estadual de Nº 5.878, reajustando o valor do auxílio para pessoas com hanseníase. De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão (SEAD), a Lei abrange o total de 1.698 pensionistas por invalidez, com o Código Internacional de Doenças (CID) A30.0/0 – Hanseníase.

A lei ordinária Nº 1.735, de 1985, garantia apenas 50% do salário mínimo vigente. Foi reformulada juridicamente pela Lei 3039/2006, percebendo o valor integral do piso salarial mínimo.

Segundo o titular da Sead, Fabrício Barbosa, os valores, já reajustados para R$ 1.212,00, serão pagos já a partir deste mês de maio.

“Conforme encaminhado em mensagem pelo governador Wilson Lima, os valores também serão retroativos a 1º de janeiro de 2022. Assim, estes pensionistas serão pagos no dia 30 de maio agora, no primeiro dia de pagamento estadual”, destacou o Secretário Fabrício Barbosa.

CID 10 – A30 – Conforme o Código Internacional de Doenças (CID), o código A30 abrange refere-se a hanseníase (doença de Hansen). É uma das mais antigas doenças conhecidas no mundo. É crônica, transmissível e atinge principalmente pele e nervos. As lesões ocasionadas pela doença de Hansen podem tornar o paciente incapacitado para práticas laborais. É uma doença que, se tratada no início, tem cura.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus reforça trabalho realizado pela Semed para combater o bullying e a violência nas escolas

Vilhena

Prefeito David Almeida acompanha ação do Pacote de Obras de Inverno no Monte das Oliveiras

Vilhena

Mesa diretora em parceria com os demais vereadores de Boa Vista do Ramos economizam em 2021 e devolvem mais de R$ 93 mil para os cofres públicos

Redação