Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Wilson Lima inaugura novo escritório da Adaf em Urucará e amplia política estadual de defesa agropecuária

Durante o ‘Governo Presente’ no município, governador também anunciou revitalização de abatedouro, que está fechado

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, neste sábado (04/06), o novo escritório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) em Urucará (a 261 quilômetros de Manaus) para reforçar a política estadual de defesa agropecuária e florestal. A autarquia está presente no município há mais de dez anos e a nova estrutura vai proporcionar atendimento mais eficiente aos produtores.

Wilson Lima esteve em Urucará para acompanhar as ações e serviços do programa Governo Presente. Na oportunidade, ele anunciou que o Estado vai revitalizar o abatedouro do município.

Serviços

Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), cadastramento de produtores, atualização de rebanho, declaração de vacinação, notificação obrigatória de doenças e orientações sobre o uso e aquisição de agrotóxicos estão entre os serviços disponíveis no escritório da Adaf aos criadores e agricultores da região.

O governador Wilson Lima ressaltou que o novo escritório fortalece a defesa agropecuária em Urucará e, também, ajudará a garantir a qualidade dos produtos de origem animal consumidos no município.

“Nós entregamos, hoje, um posto da Adaf, que é a nossa agência que faz esse trabalho de fiscalização para garantir a qualidade dos produtos, que são consumidos aqui no município de Urucará”, destacou o governador.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, afirmou que a inauguração da nova sede tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos servidores lotados em Urucará e garantir mais conforto aos produtores, que buscam o apoio da Agência de Defesa.

“Em 2022, a Adaf completa uma década de atuação na Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas. E um dos nossos compromissos é tornar nossos escritórios locais mais confortáveis, por meio de mobiliários novos, serviço de internet satisfatório e sedes mais acessíveis ao nosso público”, destacou.

Segundo a fiscal agropecuária e médica veterinária da Adaf em Urucará, Alessandra Borges da Silva, a nova sede é mais confortável e melhor localizada em relação à anterior. “Antes atendíamos em uma sala pequena. Agora temos à disposição três salas e uma recepção garantindo mais conforto e privacidade no atendimento. Estamos também mais bem localizados, próximos ao porto, local onde os produtores rurais chegam”, comemorou.

O prédio, cedido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), conta com uma infraestrutura distribuída em três salas de atendimento e um ambiente para recepção.

Abatedouro

Wilson Lima destacou que o Estado vai realizar licitação para contratação de obras de revitalização do abatedouro de Urucará, que está desativado desde 2018.

“Vamos resolver o problema do matadouro de Urucará. O projeto já está em fase de finalização e daqui a um mês, mais ou menos, o processo licitatório já estará rodando para que a gente possa entregar uma estrutura em que o povo de Urucará possa consumir uma carne sabendo da qualidade e da procedência”, disse o governador.

O pecuarista e empresário Abinader Felipe espera com ansiedade a reativação do abatedouro. Dono de um açougue, ele conta que enfrenta uma difícil logística para conseguir comercializar carne. “Com o matadouro, essa logística será simplificada e isso terá reflexos até no preço da carne”, avalia. O prefeito de Urucará, Enrico Falabela, comemorou a notícia. “É uma obra que vem para melhorar a qualidade da carne. É mais saúde para o povo de Urucará”, afirmou.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida determina serviço de manutenção em ponte

Vilhena

Prefeitura trabalha na revitalização de vias da zona Norte

Vilhena

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura no bairro Colônia Terra Nova

Vilhena