Portal Am Hoje
Cotidiano Destaque Prefeitura de Manaus

Prefeitura faz chamada pública para criar banco de dados de artistas, grupos e trabalhadores para o #SouManaus Passo a Paço 2022

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), lançou chamada pública para formação de banco de dados de artistas, grupos e espaços culturais, que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 5.365, na quarta-feira, 15/6, para o cadastro dos artistas que vão ser contratados para o evento #SouManaus Passo a Paço 2022.

O #SouManaus Passo a Paço 2022 acontece nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, no Centro Histórico, e contará com mais de 50 atrações locais, 15 nacionais, incluindo atrações religiosas, e internacionais. A expectativa de público é de mais de 300 mil pessoas, somando os quatro dias de evento.

O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destaca que estarão sendo recebidos os cadastros com o objetivo de a Manauscult fazer seleção para apresentação no #SouManaus Passo a Paço 2022. O anúncio dos selecionados será no próximo dia 2/7, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).

Ele informa que o outro objetivo é atualizar o banco de dados. “Nós queremos oportunizar participação aos novos artistas e criar novas oportunidades na cadeia produtiva. Queremos, com base nele, estabelecer uma curadoria em cima disso e termos parâmetro de contratação. Porém, esse cadastro não vai garantir ao artista que ele seja contratado imediatamente”, informou.

“Nós queremos ter esse cadastro de forma atualizada, a fim de que possamos estabelecer vários critérios. Nós teremos uma curadoria muito especial, voltada para o setor”, disse Oliveira.

Oliveira acredita que a medida vai reunir condições necessárias para o artista que ainda não teve a oportunidade de participar de edital, tenha com o cadastramento também a oportunidade para participar de cursos e outras ações. “Tudo isso faz parte da nova administração do prefeito David Almeida, que é cuidar da cidade e das pessoas”, ressaltou.

O cadastro é gratuito e poderá ser realizado integralmente em ambiente e formato virtual, até um ano após a publicação, onde a relação dos cadastrados será divulgada, através do link disponível no site: www.manaus.am.gov.br, a cada 30 dias. 

A Chamada Pública tem por objeto estabelecer a atualização do banco de dados, referente ao Cadastro Municipal de Profissionais do Setor Cultural, sejam esses artistas, grupo de artistas, produtores, técnicos e outros segmentos do setor artístico e cultural, bem como espaços culturais, empresas culturais, legalmente constituídos como pessoas jurídicas ou não, que poderão ser convocados para apresentação nos projetos e atividades culturais promovidos pela administração pública municipal.

O banco de dados será útil também para a realização da política pública municipal porque vai compor o cadastro municipal de trabalhadores do setor cultural, pertencentes aos diversos segmentos artísticos, profissionais e atores que atuam no mundo da cultura de Manaus, que compõem o importante setor da indústria cultural que gera muitos empregos e renda.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, ressalta que essa ação da Manauscult será de grande utilidade para as atividades culturais na cidade de Manaus. “Facilitará a participação dos artistas nos editais e também no incremento do Plano Municipal de Cultura e da Lei de Incentivo que em breve terá sua regulamentação efetiva”, disse.

O chamamento público ao setor cultural tem o intuito de dar continuidade ao cadastramento municipal, iniciado em 2013, visando mapear o setor cultural do município de Manaus/AM, que tem como fundamento a Lei Delegada nº 25, de 31 de julho de 2013, Lei nº 1.975, de 29 de abril de 2015, Lei n° 2.214, de 4 de abril de 2017, que institui o Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult), regulamentada pelo Decreto nº 4.047, de 03 de abril de 2018, Lei Federal 12.343, de 2 de dezembro de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura, e os incisos III e IV, do §1°, do art. 216-A, da Constituição Federal, Parecer Jurídico nº 60/2022/Projur-Manauscult.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Enem Digital vai ofertar mais de 100 mil vagas

Vilhena

Governo do Amazonas realiza entrega de 215 cestas básicas para comunidades indígenas

Vilhena

Enem 2021 será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, diz ministro

Vilhena