Portal Am Hoje
Amazonas Saúde

FVS descarta novos casos suspeitos de Varíola dos Macacos no AM

Manaus A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) descartou novos casos suspeitos de monkeypox (Varíola dos Macacos) no Estado. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) confirmou que o Amazonas permanece com apenas um caso suspeito, já divulgado anteriormente.

Na terça-feira (5), dois casos foram notificados e investigados, pelo CIEVS Manaus, para identificar se atendiam como casos suspeitos a partir de critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. A FVS-RCP confirmou nesta quarta-feira (6) que os casos foram descartados.

Caso suspeito

A FVS-RCP informa, ainda, que o paciente suspeito para monkeypox (varíola dos macacos) apresenta melhora clínica com regressão de sintomas. As lesões estão em processo de cicatrização. Os contatos diretos do suspeito não apresentaram lesões. A previsão de liberação de resultado de diagnóstico é de até 15 dias.

As medidas adotadas para contenção da doença incluem isolamento de paciente suspeito, monitoramento de contatos próximos ao paciente suspeito, realização de rastreio de outros contatos, além da sensibilização de serviços de saúde para notificação imediata ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) Amazonas de casos suspeitos, conforme Nota Técnica nº 17/SES-AM-FVS-RCP-Semsa Manaus.

Postagens relacionadas

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas capacita sobre manejo alimentar de quelônios

Vilhena

Manaus pode bater cheia histórica na próxima terça-feira, alerta CPRM

Vilhena

Amazonas representa o Brasil em Reunião Trinacional de Secretarias de Saúde na Tríplice Fronteira

Vilhena