Portal Am Hoje
Amazonas Governo do Amazonas

Eirunepé já está 100% iluminada com LED

Foram implantadas 1,7 mil luminárias modernas na área urbana do município

O município de Eirunepé (1.160 quilômetros de Manaus) já conta com iluminação 100% em LED, na área urbana. Foram implantadas cerca de 1,7 mil luminárias na cidade, localizada na calha do Juruá. A ação faz parte do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) com recursos do Governo do Estado. O foco do programa é a modernização da iluminação pública do interior.

Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, em Eirunepé o trabalho incluiu a substituição de lâmpadas convencionais antigas de vapor de mercúrio, de sódio, metálicas e mistas por luminárias modernas de LED. Alguns bairros, que estavam sem qualquer iluminação, receberam o serviço pela primeira vez. Também foram substituídas as luminárias de LED que eram de menor eficiência e que tinham sido instaladas há mais tempo pelo município.

“O Governo do Amazonas autorizou e a UGPE fez a substituição para padronizar o sistema com as luminárias que estão sendo implantadas pelo programa e que têm inúmeras vantagens. Além de mais eficientes, permitindo maior luminosidade, são produzidas no Polo Industrial de Manaus, facilitando a logística de manutenção, por exemplo”, disse Campelo.

As luminárias de LED implantadas pelo Ilumina+ Amazonas geram economia de até 60% de energia, reduzem custos, têm maior durabilidade, reduzem a emissão de carbono e não contém metais tóxicos, como o mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente e às pessoas. Um dos aspectos importantes da padronização do sistema é que tem sido de grande ajuda na segurança da população, no período noturno.

Estudo feito pela Avanço Construções, empresa responsável pelos serviços, apontou a redução de 27% no consumo de energia, nos oito primeiros municípios que receberam o programa. No interior, a energia é gerada por termelétricas à base de combustível fóssil. Isso, em dez anos, tempo estimado de duração do LED, vai significar a redução de 26,6 mil toneladas de carbono na atmosfera.

Balanço – O programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 24 municípios e 32 comunidades rurais. Desde maio de 2022, foram implantados 51 mil pontos de iluminação em LED, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. Os trabalhos estão em fase final em Manacapuru e, recentemente, foram concluídos em São Paulo de Olivença.

As próximas cidades contempladas são: Apuí, Anori e Codajás. Até o final do ano, o Amazonas contará com 28 municípios do interior completamente iluminados com LED.

FOTO: Derrair Oliveira

Informações para a imprensa: Ana Maria Reis/Assessoria de Comunicação

Contato: comunicacao@avancoconstrucoes.com.br e (92) 99470-6831

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas assina ordem de serviço para conclusão do Núcleo de Estudos Superiores da UEA, em Apuí

Vilhena

Governador Wilson Lima sanciona lei que muda data de posse da presidência do Judiciário do Amazonas

Vilhena

Wilson Lima vistoria obra de construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas

Vilhena