Portal Am Hoje
Educação

Educadores do Amazonas participam de Jornada Pedagógica em preparação para o ano letivo de 2023

Este ano, a atividade será transmitida para gestores, pedagogos e professores da rede estadual de ensino, na capital e interior, via Centro de Mídias

Com o tema “Reflexões sobre Currículo, Aprendizagem, Avaliação e Saberes”, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto iniciou, nesta terça-feira (24/01), a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2023. A atividade trata de um momento de reflexão, debate e tomada de decisões quanto às práticas pedagógicas a serem executadas no cotidiano escolar, durante o ano letivo.

O encontro, que segue até amanhã (25/01), é transmitido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), e busca orientar o trabalho pedagógico de gestores, pedagogos e professores para o retorno às aulas.

No decorrer da atividade, a Secretaria trabalhará com palestras e outros materiais informativos com a participação de todas as escolas das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação (CDEs e CREs, respectivamente).

Para a gestora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Arminda, Luciane de Castro, a Jornada Pedagógica é um norte que orienta todo o apoio pedagógico e corpo docente da unidade escolar.

“A atividade tem um cronograma, onde cada profissional tem o seu momento de planejar e debater as demandas, que deverão ser aplicadas durante o ano letivo. Assim, gestores, pedagogos e professores têm a possibilidade de dialogar sobre o papel de cada profissional diante das metas estabelecidas”, concluiu.

Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

Este ano, a Jornada Pedagógica tem como um dos principais objetivos, além da melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a elevação dos resultados alcançados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, falou sobre a importância de planejar as ações pedagógicas e definir metas educacionais para o ano letivo de 2023.

“Com o encontro, buscamos nos planejar para proporcionar uma educação de qualidade visando a formação integral dos estudantes, a melhoria no desempenho deles e, consequentemente, a otimização dos resultados nas avaliações do SAEB 2023”, disse.

Para a secretária executiva adjunta Pedagógica, Arlete Mendonça, a Jornada Pedagógica tem como prioridade melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino.

“Temos um grande desafio, que é fazer a integração de todos os servidores da educação para que os nossos resultados sejam ainda melhores que nos anos anteriores, prática essa que impacta diretamente o cotidiano e o aprendizado dos nossos alunos”, explicou a secretária Arlete.

Postagens relacionadas

MEC disponibiliza lista de espera do Prouni

Vilhena

Em seis meses, mais de 350 escolas da prefeitura receberam serviços de infraestrutura

Vilhena

Prefeitura divulga selecionados para segunda etapa do PSS do programa ‘Tempo de Aprender’

Vilhena