Aproximadamente 150 servidores da Prefeitura de Manaus irão participar do tradicional “Bloco da Saúde” no Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, no sábado, 18/2, na abertura do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. A mobilização é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de outros órgãos parceiros.
O gerente de Promoção à Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, explica que o bloco vai reunir profissionais de todos os estabelecimentos de saúde da rede municipal, incluindo vacinadores, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, enfermeiros, técnicos e gestores.
“Os servidores da Saúde sempre marcam presença no Carnaval de Manaus com a intenção de divulgar as campanhas de prevenção e promoção à saúde, como a prevenção contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a doação de sangue, o combate ao Aedes aegypti e outras temáticas necessárias. É um momento de conscientização misturado com muita alegria e descontração”, afirma.
De acordo com o gerente, a concentração do “Bloco da Saúde” será às 17h30, na entrada do sambódromo, e o desfile tem previsão de início para as 18h. A participação dos servidores é voluntária e todos estarão devidamente caracterizados com abadás, coletes e fantasias.
A Semsa também marcará presença no desfile das escolas de samba do Carnaval de Manaus com a distribuição de material informativo, além de preservativos internos e externos, para fortalecer o combate às ISTs. Agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária também irão fiscalizar a venda de alimentos no local.
Para os foliões que necessitarem de atendimentos de urgência, a secretaria terá um posto de atendimento no Galpão G, com médicos e enfermeiros, e também disponibilizará três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em pontos estratégicos do sambódromo.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa