Portal Am Hoje
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e MP-AM alinham cooperação para ampliar preservação e valorização do centro histórico

A cooperação institucional para preservação e valorização do centro histórico foi pauta entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), durante reunião nesta quarta-feira, 27/9, na sede da entidade, com representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O encontro reuniu membros do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB) e da Procuradoria Jurídica e Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), do instituto.

Para a procuradora do MP-AM, Maria José da Silva Nazaré, o patrimônio histórico da capital é função indispensável no ordenamento e cuidados com a cidade e sua gestão.

“É função do Ministério Público cuidar para que o patrimônio histórico seja preservado, pois este é essencial para a formação da identidade cultural de um povo”.

Participaram do encontro ainda o chefe da Procuradoria Jurídica do Implurb, Saulo Frota, a procuradora autárquica, Liliane Figueiredo, e a gerente de Patrimônio, arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

“Buscamos fortalecer o relacionamento entre as entidades e traçar estratégias para prevenir e combater as irregularidades praticadas contra o patrimônio histórico municipal e à sociedade”, comentou Frota.

Para Melissa, a partir do alinhamento institucional é possível traçar planejamento para prevenção e combate às irregularidades, ações que já fazem parte da rotina do Implurb, além de conscientizar a sociedade sobre os danos e efeitos de interferências ilegais ao patrimônio edificado.

“E entre as ações estão estratégias de educação patrimonial, por exemplo, como as já iniciadas com o ‘Vivendo o Nosso Centro’, dentro do programa da Prefeitura, o ‘Nosso Centro’. A procuradora ainda fez outras sugestões, para inclusão de públicos como da rede escolar, mas sempre com o foco relacionado ao patrimônio cultural, arquitetônico e artístico da cidade”, comentou Melissa.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / MP-AM

Postagens relacionadas

Professores do cadastro reserva de 2017 são lotados nas escolas da Prefeitura de Manaus

Vilhena

Prefeitura recupera rede de drenagem no Morro da Liberdade

Vilhena

Centros Municipais de Testagem para Covid-19 atenderam mais de 70 mil pessoas em 15 dias de operação

Vilhena