Portal Am Hoje
Destaque Prefeitura de Manaus

Prefeitura apresenta ao MP as medidas de prevenção à Covid-19 utilizadas nas aulas híbridas da Semed

A Prefeitura de Manaus, de forma remota, se reuniu nesta sexta-feira, 2/7, com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), para apresentar as medidas de prevenção e monitoramento à Covid-19 após o início das aulas híbridas. Foram apresentados dados das atividades híbridas de 310 unidades escolares, com percentual de 61% das escolas da rede. Dados mostraram ainda que 90,8% de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já receberam a primeira dose do imunizante contra o coronavírus, e 29,5%, a segunda dose.

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, da promotora de Justiça, Renata Cintrão Simões de Oliveira, especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação do MP, e representantes do Grupo de Trabalho Intersetorial, com servidores da Semed e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O Grupo de Trabalho apresentou a ação realizada pelo Sistema de Monitoramento das Condições de Saúde da Educação (Simsed), o fluxo de monitoramento de atendimento de casos suspeitos, as visitas realizadas nas escolas municipais pela Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus), entre outras ações.

O secretário Pauderney Avelino afirmou que todos os cuidados e ações estão sendo realizados para garantir a segurança dos alunos, educadores e servidores na rede municipal de ensino.

“Nós reiniciamos o ano letivo de forma semipresencial, com metade das turmas em cada dia, onde aquela turma que não vai para a escola recebe as aulas pelo sistema remoto. O prefeito David Almeida sempre teve muita atenção e responsabilidade com tudo o que envolve a educação. Todas as ações foram executadas com muito cuidado para assegurar o direito ao ensino de qualidade aos alunos, seguindo os protocolos de saúde”, disse o secretário.

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, Leís Batista, a rede municipal realiza um trabalho de alinhamento entre todos os setores envolvidos no retorno das aulas.

“Foi criada uma portaria intersetorial, que envolveu também a Semsa, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que tem nos dado apoio semanalmente no monitoramento de ações de prevenção. O MP ficou satisfeito com os resultados apresentados, pois conseguimos dirimir todos os questionamentos que eles tinham e também conseguimos apresentar a realidade da secretaria atualmente”, contou.

O chefe da Divisão Geral dos Distritos (Degd), Júnior Mar, afirmou que todas as escolas foram bem orientadas e equipadas para evitar qualquer tipo de contaminação do novo coronavírus.

“Tem toda uma infraestrutura, logística e mobília no combate ao Covid-19, sendo uma das nossas prioridades nesse retorno semipresencial. Temos sinalização de distanciamento, álcool em gel, dispenser nas escolas e com os totens. Estamos também com distribuição de máscaras para os alunos e servidores, e trabalhando toda parte de ventilação das escolas”, finalizou.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Chico Preto propõe que Governo zere o ICMS da cesta básica

Vilhena

Prefeitura de Manaus encerra 2ª jornada pedagógica da rede municipal de ensino

Vilhena

Prefeitura de Manaus promove ‘Natal nas Galerias’ para premiar clientes do shopping Phelippe Daou e das Galerias Espírito Santo e Remédios

Vilhena