Portal Am Hoje
Amazonas Manaus Política

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo leva cinema para bairros carentes de Manaus

No próximo sábado (15), crianças e adolescentes do bairro Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, poderão participar gratuitamente de sessão de cinema, a partir das 17h30, na Associação das Donas de Casa, localizada na rua São Benedito.

A iniciativa faz parte do projeto Mostra Cine.Com – Cinema nas Comunidades, fomentado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), executada pela prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

A amplitude de ação dos projetos da LPG em Manaus, em ambientes periféricos, foi destacada pelo presidente do Concultura, Neilo Batista. “Desde oficinas e espetáculos, passando pela dança, e agora, e cinema, a população está dispondo de programação em seus próprios bairros com acessibilidade e variedade”, pontuou.

O projeto é coordenado pela produtora audiovisual, Saleyna Borges, e visa possibilitar a exibição de filmes para um público que nunca teve acesso às salas de cinema tradicionais e vai além do entretenimento.

“O evento terá uma programação pedagógica voltada para ‘o fazer audiovisual’ como ferramenta de inclusão social e profissional, uma vez que esse mercado oferece diversas áreas de atuação”, afirmou a coordenadora.

Programação com filmes amazonenses

A mostra terá a apresentação de 10 filmes amazonenses que abordam temáticas diversas como lendas amazônicas e questões sociais. A faixa etária é livre para todas as idades e as obras contam com recursos de acessibilidade.

As obras foram selecionadas por meio de curadoria especializada, realizada pelo produtor audiovisual Thiago Morais. Entre elas estão “Se Não”, de Moacy Freitas; “Jamary”, de Begê Muniz; “Nas asas do condor”, de Cristiane Garcia; “Castanho”, de Adanilo; “Jiupá”, de Márcio Nascimento; dentre outros. A mostra terá duração de uma hora e trinta minutos.

Outras atividades

Além da programação deste sábado, o Mostra Cine.Com contará com outras duas exibições em bairros das zonas Norte e Oeste da capital amazonense. No dia 22 de junho, o evento será apresentado na rua Nepal, dentro do Movimento Nepal Vive, no bairro Nova Cidade.

Já no dia 13 de julho, a programação será na Maloca dos Povos Indígenas do Parque das Tribos, primeiro bairro indígena de Manaus.  Nas duas ocasiões, as atividades iniciam às 17h30, com uma programação acadêmica, e às 18h30 com as exibições dos curtas-metragens.

“Pretendemos oferecer ao público uma palestra onde explanaremos sobre o fazer audiovisual como profissão, indicando ferramentas, cursos, profissões técnicas e artísticas, para com isso, estimular o interesse nessa área”, enfatiza Saleyna Borges.

Lei Paulo Gustavo

A Mostra Cine.Com – Cinema nas Comunidades está em sua 3ª edição, gerando 20 empregos diretos. O projeto foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e Prefeitura de Manaus.

Para mais informações

Contato: (92) 99188-7365 – Saleyna Borges

Instagram: @cinepontocom24 @caradegatofilmes

— — —

Texto – Divulgação / Concultura

Fotos – Divulgação / Concultura

#projeto #cinema #manaus #amazonas #política

Postagens relacionadas

Samu Manaus informa regularização dos contatos pelo telefone de emergência 192

Vilhena

Fundação Hospital Adriano Jorge atende 50 pacientes durante mutirão de colonoscopia

Vilhena

Enxerga Mais Rio Preto: 500 óculos de grau são entregues para população de Rio Preto da Eva

Redação