Equipes masculina e feminina da universidade representarão o Amazonas na terceira divisão do voleibol nacional, em agosto, em busca do acesso
A menos de duas semanas da estreia na Etapa Norte da Superliga C de Vôlei, as equipes masculina e feminina da Associação Atlética Nilton Lins (AM) finalmente conheceram os adversários. Nesta semana, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a tabela detalhada de jogos da competição, que será realizada entre os dias 3 e 7 de agosto longe do Amazonas.
E os técnicos Harlei Barroncas e Sander Santos já começaram a analisar os rivais e traçar esquemas táticos para a UniNilton Lins vencer em quadra nos dois naipes. O objetivo em comum é garantir a classificação à Etapa Nacional da Superliga C para disputar o acesso à segunda divisão do vôlei nacional, a Superliga B 2025/2026.


Pelo masculino, todas as partidas ocorrerão no ginásio do Sesc, em Rio Branco, capital do Acre. As nove equipes participantes estão divididas em três chaves. Único representante amazonense, a Nilton Lins está no Grupo B, formado também pelo Náutico (RR) e Vôlei Orgulho (RO).
O Grupo A é composto por GAS (Grêmio Atlético Sampaio), de Roraima, AVV (Associação Vilhenense de Voleibol), de Rondônia, e o anfitrião MM/Acre. Já no Grupo C, Remo (PA), Iate Clube Boa Vista (RR) e ACV (Associação Cerrolarguense de Vôlei), de Rondônia. Nesta fase classificatória da Etapa Norte, cada equipe enfrenta o adversário da mesma chave.
Na rodada de abertura, no dia 3 de agosto, os jogadores universitários da UniNilton Lins vão encarar o Náutico (RR), a partir das 10h (de Manaus). Em seguida, o confronto em quadra será diante do Vôlei Orgulho (RO), no dia 4 de agosto, às 18h, em busca da vaga na semifinal, que serão no dia 5 de agosto. A final da etapa regional da Superliga C Masculina está marcada para o dia 6 de agosto, um dia antes do encerramento do naipe feminino.
Debutantes
Pela primeira vez disputando a Superliga C de Vôlei Feminino, as jogadoras da Nilton Lins enfrentarão clubes tradicionais da modalidade na região Norte. Com oito equipes divididas em duas chaves, as rivais das atletas universitárias, pelo Grupo A, são do Remo (PA), Ferroviário (RO) e Azul Mania (RR).
No Grupo B, participam as equipes do Rio Negro, outro representante do Amazonas, AVV e ACV, ambos de Rondônia, e Vôlei Quinari, do Acre. Pelo sistema de disputa, as partidas serão contra adversários da mesma chave para definir os quatro semifinalistas.
A capital de Rondônia, Porto Velho, receberá todos os jogos da Superliga C Feminina no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva, o Dudu. A UniNilton Lins estreia contra o Remo (PA), no dia 3 de agosto, às 13h (de Manaus). Na sequência, os duelos serão com o Azul Mania (RR), no dia 4 de agosto, também às 13h, e o Ferroviário (RO), no dia 5 de agosto, a partir das 19h. A semifinal e final estão previstas para os dias 6 e 7.
“O Remo tem tradição de ser uma das melhores equipes do Pará. O Ferroviário não fica atrás e em Rondônia sempre está nas finais das competições estaduais, enquanto o Azul Mania, de Roraima, também está bem reforçado e vive brigando pelo topo”, disse o técnico da Nilton Lins, Sander Santos, que vai analisar os rivais em quadra para montar as estratégias de jogo.
Todos os atletas/acadêmicos da Nilton Lins fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a Universidade – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.
Via Press Comunicação Estratégica