Portal Am Hoje
Amazonas Destaque Política

Governo do Estado investe na cadeia produtiva do cacau e inicia capacitação de técnicos para fortalecer o setor

Investimento de R$ 1,3 milhão, por meio do Idam, irá introduzir novas tecnologias que visam aumento da produtividade dos cacaueiros

Em continuidade a uma série de capacitações tecnológicas, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realiza nesta semana o Curso de Nivelamento Inicial do Cultivo do Cacau para técnicos e extensionistas rurais de 11 municípios do estado. A atividade iniciou na terça-feira (24/08) e se encerra na sexta (27/08), com uma visita técnica à Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac), localizada no Km 48 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

O objetivo é capacitar o corpo técnico para atuar nas ações voltadas ao Projeto Prioritário do Idam para a cadeia produtiva do cacau, que visa incentivar o aumento da produtividade, a inserção de novas tecnologias, garantir a segurança alimentar e nutricional, assim como a geração de ocupação e renda na zona rural.

O projeto para a cultura do cacau receberá investimento na ordem de R$ 1,3 milhão, direcionado ao fomento de insumos e mudas, implantação de Unidades Demonstrativas (UDs), assistência técnica, e capacitação de técnicos e produtores rurais.

“O cacau já foi a maior pauta de exportação no Amazonas. E agora estamos trabalhando no ordenamento da cadeia produtiva com ações que vão desde a aquisição de sementes vindas do Pará, a utilização de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e investimentos em insumos e mudas. Estamos capacitando técnicos em várias áreas, a exemplo da pecuária, da hidroponia e agora o cacau, que está entre as nossas prioridades”, disse o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, ao ressaltar que o governador Wilson Lima está dando condições de trabalho ao Idam para apoiar o pequeno produtor.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do Projeto do Cacau, Antônio Neto, a ideia é finalizar as atividades já com uma programação para as próximas ações. A previsão é que o Idam realize um intercâmbio de técnicos para o estado do Pará. A troca de experiências e o acesso a novas tecnologias irão resultar no aumento da produtividade do cacau.

Outra vertente do projeto está na recomposição de áreas de passivo ambiental, onde o cacau será cultivado em espaços já utilizados pela atividade de pecuária.

Participam da capacitação técnicos e extensionistas dos municípios de Coari, Humaitá, Novo Aripuanã, Borba, Carauari, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Manicoré e representantes da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Prefeituras, Banco da Amazônia e Ceplac.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Nova massa de ar frio derrubará temperaturas em várias regiões do país

Vilhena

Ouvidoria da prefeitura alinha com CGE implantação do programa Fala.BR

Vilhena

Governo do Amazonas realiza distribuição em domicílio do Auxílio Estadual Permanente

Vilhena