Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Wilson Lima destaca investimentos em estrutura de assistência à saúde, ao fazer balanço do Governo em 2021

Neste ano, Estado começou a descentralizar o serviço de alta complexidade com a instalação de UTIs no interior

O governador Wilson Lima destacou investimentos em infraestrutura de assistência à saúde durante entrevista ao programa Balanço Geral da Record TV Manaus, na terça-feira (28/12). Descentralização do serviço de alta complexidade com a instalação de 11 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Parintins, o funcionamento pleno do Hospital Delphina Aziz e a reforma e ampliação de unidades foram alguns dos pontos ressaltados pelo governador na entrevista.

Os investimentos também ampliaram a capacidade de atendimento do sistema de saúde em resposta à pandemia da Covid-19, a exemplo da instalação de novas usinas e tanques de oxigênio na rede hospitalar da capital e do interior. Atualmente o Estado conta com 38 usinas em funcionamento, distribuídas em 27 cidades.

Desse total, oito usinas de oxigênio estão instaladas na capital e 30 no interior. Ao todo o Governo do Estado, vai instalar 72 usinas de oxigênio e, para isso, mantém o processo de aquisição dos equipamentos.

“Quando assumi o governo em 2019 peguei a saúde sucateada. Encontrei uma Central de Medicamentos com apenas 12% dos medicamentos que deveria ter lá. Não tínhamos UTI no interior, o que teria nos ajudado muito na pandemia. Isso é resultado da falta de atenção em 40 anos”, disse o governador. “Tudo que a gente teve de avanço na área da saúde a gente construiu agora”, completou.

Em outubro, o governador Wilson Lima inaugurou as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior, com a instalação de 11 leitos no Hospital Jofre Cohen. A estrutura em Parintins é uma realização inédita no Estado, que até a atual gestão concentrava os leitos de UTI em Manaus. “Montamos 11 leitos em Parintins que já atenderam mais de 100 pessoas em pouco mais de dois meses”, disse.

O governador destacou que 100% do hospital Delphina Aziz entrou em funcionamento na atual gestão do Estado, mesmo tendo sido inaugurado em 2014. Em 2019, quando Wilson Lima assumiu o cargo de governador, apenas 130 leitos estavam em operação. Hoje, 350 leitos estão aptos a receber pacientes, além do completo funcionamento de 11 salas de cirurgia. Houve a retomada de exames laboratoriais e de imagens na unidade, que hoje é o maior hospital público do Norte do país.

Em relação à revitalização de unidades, Wilson Lima destacou a conclusão da primeira etapa da reforma do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, com a ampliação da oferta de leitos e a reforma da Maternidade Balbina Mestrinho.

O Estado reativou a UTI materna do Dona Lindu, com 10 leitos, e inaugurou o Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar, com atendimento humanizado e multicultural a parturientes. São quatro salas temáticas, uma delas para atendimentos de gestantes indígenas com respeito às tradições dos povos tradicionais.

Wilson Lima frisou, ainda, o início da reforma de cinco Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), que começam a voltar a receber pacientes no próximo ano, com a ampliação da oferta de especialidades médicas.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura promove ‘blitz educativa’ voltada a motociclistas da zona Oeste de Manaus

Vilhena

Prefeitura realiza pavimentação asfáltica em ramais do bairro Tarumã

Vilhena

Sobras de vacina são aplicadas em pessoas cadastradas no Imuniza Manaus, obedecendo prioridades

Vilhena