Portal Am Hoje
Destaque Manaus Saúde

Equipe da Fundação Hospital Adriano Jorge realiza cirurgia inédita no Amazonas

Cirurgia durou mais de seis horas e envolveu mais de dez profissionais em sítio cirúrgico, realizando dois procedimentos ao mesmo tempo

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade de saúde vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (10/01), a primeira cirurgia de Exérese de tumor em mandíbula e reconstrução com prótese customizada de mandíbula e ATM (articulação temporomandibular), sendo o segundo caso no Estado, feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizado na FHAJ.

A cirurgia inédita consistiu na remoção do tumor “ameloblastoma”, um tumor agressivo, porém benigno, envolvendo estruturas nobres, como mandíbula e ATM. Com isso, foi feita a reconstrução com prótese customizada das duas estruturas perdidas, sendo a prótese em titânio.

O procedimento devolveu a função ao paciente, um adolescente de 17 anos, que sofria de dores frequentes, afetando diretamente a mandíbula direita.

A realização da cirurgia foi feita pela equipe de Bucomaxilofacial, formada pelos especialistas do Serviço de Bucomaxilofacial da FHAJ Dra. Bruna Laryssa Carvalho, Dr. Felipe Muniz, Dr. Anderson Jara cap EB e Dra. Taynah Monteiro; coordenada pelo Dr. Thiago Esteves – 1° cirurgião. Em parceria com Instituto Médico e Odontológico do Amazonas (Imoam).

O procedimento envolveu toda uma logística organizacional do centro cirúrgico com atuação de enfermeiros, técnicos e médicos anestesiologistas.

O cirurgião bucomaxilofacial Dr. Thiago Esteves Vedor, destacou que removeu um tumor mandibular e a reconstruiu no mesmo momento cirúrgico com uma prótese customizada de mandíbula. “Trabalhamos com uma equipe grande, envolvendo outros cirurgiões bucomaxilofaciais, devido à dificuldade dos acessos cirúrgicos e inúmeras estruturas anatômicas de importância. Praticamente a metade esquerda da mandíbula foi toda destruída pelo tumor”, avaliou o especialista.

Segundo o cirurgião, o que causou o tumor foi um dente do siso impactado dentro do osso. A cirurgia envolveu um tempo de aproximadamente três meses para o planejamento virtual e confecção da prótese customizada. “Por ser uma prótese planejada para o caso específico do paciente, o tempo de cirurgia se tornou reduzido, em torno de seis horas, o que permitiu um pós-operatório mais tranquilo sem necessidade de UTI”, afirmou o cirurgião Thiago Esteves.

A realização do procedimento foi inédita na rede de saúde do Estado e na região Norte. “A Fundação Hospital Adriano Jorge vem trabalhando para oferecer serviços de vanguarda em ortopedia, em traumatologia bucomaxilofacial, contribuindo para ampliar a oferta de procedimentos de alta complexidade, na rede pública local”, destacou o diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes de Oliveira.

Pós-cirúrgico – O cirurgião Thiago Esteves disse que o paciente permanecerá internado por sete dias, para maiores cuidados pós-operatórios e depois fará acompanhamento ambulatorial, com o cirurgião bucomaxilofacial e equipe multidisciplinar, envolvendo fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Retornará ao convívio social, tendo restabelecidas a estética facial, função mastigatória e a fala.

Referência – A Fundação Hospital Adriano Jorge é referência para atendimento de média e alta complexidade a pacientes oriundos dos prontos-socorros da capital, interior do Amazonas e demais unidades de saúde da rede estadual. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas repassa R$ 5 milhões a Alvarães para convênios firmados via UGPE

Vilhena

PF investiga grupo que abria contas bancárias em nome de moradores de rua no AM

Vilhena

Prefeitura realiza ações de limpeza no Morro da Liberdade

Vilhena