Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governo do Estado realiza operação Volta às Aulas para fiscalizar artigos escolares e orienta consumidor

Consumidores devem ficar atentos ao selo do Inmetro, que garante segurança e qualidade dos produtos

O mês de janeiro é marcado pelo início da volta às aulas. É grande a procura por artigos escolares, e para garantir que os pais e consumidores façam aquisição de forma correta e segura, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realiza, desde o dia 18, a operação “Volta às Aulas”. Até esta quinta-feira (28/01), mais de 4,3 mil produtos e 87 estabelecimentos foram fiscalizados.

A operação consiste em verificar se os estabelecimentos comerciais atendem as normas estabelecidas pela Portaria nº 423, de 8 de outubro de 2021, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que regulamenta a certificação de artigos escolares. Segundo a norma, os produtos só podem ser comercializados se apresentarem o selo de conformidade do órgão. O registro garante que os produtos passaram por todos os ensaios e testes, e não oferecem riscos à segurança das crianças.

“É nesse período que o Ipem intensifica a fiscalização de produtos e material escolar. Alguns produtos são coletados do mercado, trazidos para o laboratório, e é verificado se o que a embalagem contém condiz com o que o fabricante está declarando nessa embalagem”, disse Naíza Monteiro, chefe do Departamento de Pré-Medidos do Ipem.

São alvos da fiscalização do Ipem as livrarias, papelarias e comércios da capital e Região Metropolitana que realizam a venda de artigos escolares. A ação segue até o dia 31 desse mês, e as empresas que forem flagradas com produtos irregulares serão notificadas, sujeitas a multas que podem chegar a R$ 2,2 milhões.

Ainda de acordo com a chefe do departamento, algumas dicas podem ajudar o consumidor a não comprar produtos em situação irregular. O órgão disponibiliza canais de ajuda por meio da Ouvidoria do Ipem, pelo número 0800 092 2020, das 8h às 14h, pelas redes sociais.

“Algumas dicas que a gente dá ao consumidor é primeiro procurar locais que tenham procedência e não comprar produtos de material escolar em mercado informal, porque esses comércios não dão a procedência do produto. Verificar se os produtos possuem certificação do Inmetro também é importante”, pontuou.

A lista de artigos escolares certificados pelo Inmetro pode ser acessada no site do órgão e pelo site www.ipem.am.gov.br.

Balanço parcial – No período de 18 a 27 de janeiro, o Ipem fiscalizou 4.306 produtos e visitou 87 estabelecimentos comerciais, quatro dos quais foram notificados. Foram apreendidos 699 produtos irregulares, sendo eles: borrachas, canetas esferográficas, canetas hidrocor, giz de cera e marca-texto. Todos estavam sem a certificação do Inmetro.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Cetam oferta mais de 16 mil vagas em cursos de qualificação profissional

Vilhena

Prefeitura abrirá mais de 500 pontos de vacinação no ‘Dia D’ da Campanha Contra Influenza e Sarampo

Vilhena

Hospital Delphina Aziz terá cirurgias de transplantes de rim e de fígado

Redação