Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Wilson Lima abre ano letivo do interior com inauguração de laboratório maker e retorno do ‘Trilhas do Saber’ em Manacapuru

Neste ano, na capital e interior, ano letivo da rede estadual de educação teve início 100% presencial

Na abertura oficial do ano letivo das escolas da rede estadual no interior do estado, nesta terça-feira (15/02), o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou os investimentos do Estado para elevar a qualidade do ensino nas unidades de ensino. O governador e a primeira-dama, Taiana Lima, estiveram presentes no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Washington Régis, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) onde inauguraram um laboratório multi-institucional do projeto “Fazer para aprender”  e deram início às atividades da edição especial  “Trilhas do Saber”.

“A gente tem caminhado para um estágio de excelência no estado do Amazonas. A gente sempre ouviu falar que escola particular é melhor que a escola pública, hoje nós temos estrutura, equipamentos e condições que não se encontram na rede particular de ensino. Esse é o quarto laboratório maker que inauguramos, e vamos inaugurar mais cem para oportunizar que esses alunos tenham essa oportunidade”, disse o governador.

No município, o governador também anunciou a prorrogação até março de 2023 do concurso público para a educação realizado em 2018. Disse, ainda, que 352 aprovados serão convocados. Os detalhes serão divulgados no site da Secretaria de Estado da Educação (http://www.seduc.am.gov.br/).

‘Fazer para Aprender’ – O Espaço Maker faz parte do projeto “Fazer para Aprender”, que integra o programa Educa+Amazonas. O laboratório é o primeiro a ser inaugurado para a execução do projeto. Ele será usado para práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento

O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

O espaço inaugurado nesta terça-feira (15/02) conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

‘Trilhas do Saber’ – Wilson Lima ressaltou que o projeto do programa Educa+Amazonas inicia as atividades de 2022 com uma edição especial na cidade. Serão cinco percursos formativos, voltados para a equipe gestora, docentes do Ensino Médio, docentes do Ensino Fundamental Anos Finais, docentes dos Anos Iniciais e não docentes.

Totalizando 80 ações, abordarão temáticas relacionadas ao fazer pedagógico, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências. Cerca de 650 profissionais das redes estadual e municipal devem participar dos cursos do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), nesta terça e na quarta-feira (16/02).

“A Educação tem colhido frutos satisfatórios em meio à maior crise sanitária que o mundo já viveu. Vocês tiveram coragem e estiveram presentes, mesmo que em home office. Nós acordamos todos os dias e abrimos 605 escolas. As escolas estaduais estão dando um show, graças a vocês, professores, pedagogos, e ao governador, que tem sido incansável”, disse Kuka Chaves, secretária de Estado de Educação.

Volta às aulas – Somente no interior, no ano letivo de 2022, o Governo do Amazonas vai atender 202 mil alunos em 375 escolas. Em todo o estado, a rede estadual de educação vai atender 424 mil estudantes, em 605 escolas.

A escola atende 571 estudantes matriculados no Ensino Fundamental Anos Finais, do 6º ao 9º ano. Em toda a cidade, são 11.871 estudantes matriculados nas 20 escolas. Em todo o interior, são 202 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino, em todas as modalidades.

Os estudantes da Ceti Washington Régis são oriundos das zonas urbana e rural, de comunidades próximas a Manacapuru. A escola está há seis anos em atividade, tendo sido fundada em 14 de março de 2016, e nesse período passou por pequenos reparos em sua estrutura. Para este ano, a unidade está passando por uma revitalização para abrigar uma sala do Espaço Maker, onde os alunos podem ter aulas práticas de diversas disciplinas.

A aluna da 8ª série, Vitória Silva, de 12 anos, disse, ao chegar do Ceti, que se surpreendeu com a estrutura. Vinda de outra escola, ela acredita que a estrutura vai favorecer o aprendizado.

“Aqui eu vou aprender mais. Na minha escola não tinha isso, aqui tem, e eu gostei. São muitas novidades, vai me ajudar a aprender mais. Aqui eu me sinto bem para aprender coisas novas”, disse.

Vacinação – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), também intensificou a vacinação contra a Covid-19 no município nesta segunda e terça-feira (14 e 15/02).

Nos dois dias, os postos ficam abertos das 8h às 17h. A campanha foi destinada para a população a partir de 12 anos.

Na segunda-feira, a Carreta da Vacina chegou ao município e está estacionada na rua Getúlio Vargas, ao lado da feira coberta, para a aplicação de doses dos imunizantes.

Nesta terça-feira, duas tendas recebem os interessados em se vacinar. Uma está instalada no Clube do Trabalhador, na avenida Barão do Rio Branco, Centro, e a outra na Escola Militar da Polícia Militar Jamil Seffair, na rua Carolina Fernandes.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura alerta para prorrogação do prazo de atualização do Cadastro Único

Vilhena

Aneel prorroga proibição de corte de luz por inadimplência

Vilhena

Caixa deve antecipar também a 4ª parcela do Auxílio Emergencial

Vilhena