Portal Am Hoje
Destaque Mundo

Ataque russo destrói maior aeronave do mundo, na Ucrânia

O Antonov Mriya An-225 foi atingido em aeroporto próximo a Kiev, capital ucraniana

A maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev, neste domingo (27). A informação foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba nas redes sociais.

– Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’ [‘sonho’ em ucraniano]. A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer! – escreveu.

A Ukroboronprom, fabricante de armas estatal ucraniana, também divulgou a informação.

– O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev – diz a publicação.

O AN225 pode levantar um peso de 600 toneladas contra 448 toneladas para o B747-8I e 548 toneladas para o A380-800. É composto por um sistema de pouso de 32 rodas e pode transportar uma carga útil de combustível total de 3.00.000 kg em uma distância máxima de 4.500 km.

O veículo de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau no SSR ucraniano dentro da União Soviética durante a década de 1980. Ele chegou a ser desativado por oito anos. Posteriormente, foi remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines , transportando cargas úteis de grandes dimensões.

De acordo com a fabricante, sua restauração custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo. No entanto, o governo ucraniano afirmou que irá fazê-lo.

Pleno News
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida determina reforma de feira abandonada há quase 30 anos na zona Leste

Vilhena

Obras de contenção de erosão no bairro Cidade de Deus seguem em ritmo acelerado

Vilhena

Bolsonaro diz que país oferece oportunidades únicas a investidores

Vilhena