Austrália – O Governo australiano anunciou nesta quinta-feira (7), que proibirá o acesso de menores de 16 anos às redes sociais, conforme um novo projeto de lei divulgado pelo primeiro-ministro Anthony Albanese. O governo promete tomar medidas contra empresas de tecnologia que não implementem essas restrições de idade.
De acordo com o projeto, plataformas como Facebook, Instagram e TikTok serão responsabilizadas pela aplicação. Embora o governo já tenha indicado sua intenção de limitar o acesso dos jovens às redes sociais neste ano, a definição da idade mínima foi estabelecida em 16 anos após uma série de testes realizados pelo governo.
Albanese declarou que a lei visa proteger as crianças e que, sob essa medida, as empresas de tecnologia terão que fazer mais para garantir a segurança online dos usuários.
“Esta é uma lei para os pais. As redes sociais estão prejudicando as crianças, e eu vou acabar com isso”, afirmou o primeiro-ministro. Ele também deixou claro que a responsabilidade não será dos pais ou dos próprios jovens. “Não há sanções para os usuários”, acrescentou.