No Centro de Convivência da Cidade Nova, mulheres destacaram a importância do programa no acesso à alimentação
O Governo do Amazonas segue fazendo a diferença na vida das famílias amazonenses. Nesta sexta-feira (12/11), terceiro dia de distribuição dos cartões do Auxílio Estadual Permanente, mulheres chefas de família exaltaram a iniciativa liderada pelo governador Wilson Lima e coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Uma das beneficiárias é Cleide Siqueira, moradora do bairro Santa Etelvina. Ela esteve no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, e reforçou a importância do auxílio para a segurança alimentar da família.
“Moro com meu filho e dois netos. A prioridade é utilizar esse recurso para a compra de alimentos. Muitos podem achar pouco, mas quem precisa sabe a importância desse auxílio. Não tem coisa melhor que olhar para os meus netos e saber que amanhã eles vão ter o pãozinho deles para o café, para a merenda, saber que todo mês teremos esse reforço em casa. Muito obrigada”, disse.
Para Carla Santiago, 34, que mora no Manoa e foi até o CECF para receber o cartão, o programa vai fazer a diferença, principalmente, na vida de mulheres chefes de família.
“Tenho cinco filhos e os crio sozinha. Sabemos que a pandemia afetou e complicou a situação de muitas pessoas, especialmente as de baixa renda. Essa é uma ajuda que chegou na hora certa, principalmente em famílias chefiadas por mulheres, que criam seus filhos sem a ajuda de um companheiro. É uma garantia a mais. Nós sabemos que as mães pensam primeiramente nos filhos e saber que existe essa ajuda mensal traz certo conforto”, declarou.
O Auxílio Estadual é considerado o maior programa estadual de distribuição de renda do Brasil. E vai atender 300 mil pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, com uma ajuda financeira mensal de R$ 150 de forma permanente.
Para a titular da Seas, Alessandra Campêlo, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) apontam que a maioria das famílias em situação de extrema pobreza, sustentadas por apenas uma pessoa, são famílias chefiadas por mulheres.
“Isso mostra que o número de mulheres em situação de extrema pobreza é maior que o de homens. São mulheres que sem a ajuda de um companheiro sustentam suas casas e seus filhos. Temos dado toda a atenção para essas pessoas. Garantir a segurança alimentar dessas famílias, principalmente as chefiadas por mulheres, é prioridade do Governo do Estado, porque temos um governador comprometido com essa causa”, afirmou.
Entregas no sábado – Ao todo, são nove pontos de distribuição espalhados pela cidade de Manaus, que funcionam das 8h às 17h. As entregas começaram na quarta (10/11) e prosseguem normalmente neste sábado (13/11). Somente aos domingos que não haverá atendimento ao público. A força-tarefa montada pelo governador Wilson Lima para entregar os cartões vai trabalhar até mesmo na segunda-feira (15/11), feriado da Proclamação da República.
Pontos Fixos de Atendimento
Funcionamento das 8h às 17h
Zona norte:
– Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandu, n° 119, Cidade Nova
Zona leste:
– Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo: Rua Itaetê, n° 200, Mutirão
– Centro de Artes Aníbal Beça: Rua J, s/n°, São José Operário
– Escola Estadual Padre Luiz Ruas: Rua Bom Jesus, s/n°, Zumbi dos Palmares
– Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Gabrielle Cogels: Rua Barroso, s/n°, Puraquequara
Zona sul:
– Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Bola da Suframa, s/n°, Distrito Industrial
– Centro Estadual de Convivência do Idoso: Rua Wilkens de Mattos, s/n°, Aparecida
Zonas centro-sul e centro-oeste:
– Centro de Convenções Vasco Vasques: Avenida Pedro Teixeira com Avenida Constantino Nery, s/n°
Zona oeste:
– Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou: Avenida Brasil, s/n°, Santo Antônio
| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui