Londres – Uma tragédia abateu visitantes e funcionários de um zoológico britânico: toda a população de capivaras da insitituição morreu no fim de setembro, por motivos ainda misteriosos. O falecimento súbito das três capivaras fez com que o Chessington World of Adventures, na região de Londres, iniciasse uma investigação veterinária para tentar descobrir o motivo das mortes.
A notícia fez com que muitos deixassem mensagens de tristeza em redes sociais e em reviews online da instituição, que é também um parque e complexo hoteleiro.
“Quando alguém iria me dizer que as capivaras morreram em Chessington? Vou chorar agora”, dizia uma das mensagens, printada pelo tabloide britânico Mirror. “As capivaras em Chessington estão mortas e estou muito triste com isso”, disse outra pessoa.
Apesar de ser um zoológico familiar, o Chesington é bem grande. Tem mais de 1.000 animais e foi fundado em 1931. Em seu recinto habitam até animais selvagens, como gorilas, leões-marinhos e tigres.
Os amantes de capivara tinham uma relação mais próxima com os roedores enormes, por ser permitido que eles fossem alimentados diretamente por visitantes, em passeios que duravam cerca de 20 minutos. Abaixo, é possível ver como era a área dedicada aos animais:
“É com grande tristeza que podemos confirmar a morte de nossas três capivaras. Sabemos que nossas capivaras são extremamente populares entre nossos hóspedes e foram muito amadas por todos nós aqui, especialmente nossa equipe dedicada do zoológico”, disse um porta-voz do zoológico, em um comunicado à imprensa.
O parque ressalta ainda que uma equipe de veterinário externos especializados investiga o caso. Até que um motivo claro para as mortes seja estabelecido, não serão adquiridas outras capivaras.