Manaus/AM – Cerca de 13 toneladas de alimentos vencidos que estavam sendo adulterados foram apreendidos, na segunda-feira (30), pela Vigilância Sanitária de Manaus apreenderam em um galpão na zona Leste.
A ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil, que já investigava o caso. Os alimentos apreendidos incluíam azeite de oliva, salsicha e linguiça. A maior parte deles estava com a validade expirada desde o início de 2022, mas a adulteração das embalagens jogou o prazo para o final deste ano.
Os alimentos vencidos podem causar intoxicação alimentar, com sintomas como dores abdominais, vômitos, febre e diarreia. Em casos graves, a intoxicação pode levar à morte.
Os responsáveis pelo galpão irão responder a um processo administrativo sanitário, que pode resultar em multa de até R$ 53 mil
O processo de descarte dos alimentos iniciou na noite de segunda (30) e continua nesta terça-feira (31). Todos os produtos estão sendo levados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, na AM-010.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.