Portal Am Hoje
Prefeitura de Manaus

Certidões de Habite-se têm alta de 98% em janeiro na Prefeitura de Manaus

Com 98% de aumento, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), expediu 107 novas certidões de Habite-se em janeiro de 2023, comparando com o período de 2022, quando foram emitidos 54 documentos.

Em relação à área por metragem quadrada de licenciamento em Habite-se, o instituto teve incremento de 78%, tendo 94.472,33 metros quadrados em janeiro de 2023, contra 53.156.92 metros quadrados de janeiro do ano anterior.

O Habite-se é o último laudo expedido pela Prefeitura de Manaus para qualquer construção nova que autoriza o seu uso e a ocupação. Regularização e Habite-se é utilizado para obras já construídas sem licença e aprovação, mas que podem ser regularizadas posteriormente, dentro dos mesmos critérios e parâmetros estabelecidos pelo Plano Diretor de Manaus.

“Estamos evoluindo no licenciamento de projetos urbanos. O Implurb está sempre buscando, junto com os órgãos licenciadores, alcançar a meta definida pelo prefeito David Almeida, em trabalho com toda a gestão”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Documento legal

Em 2022, o Implurb somou 697 certidões expedidas, contra 570 de 2021, uma variação de 22%.

A certidão de Habite-se é um documento legal, conforme o artigo 33, da Lei 673/02, referente ao Código de Obras do Município, uma das leis do Plano Diretor de Manaus. O documento atesta que o imóvel foi construído de acordo com o projeto aprovado e licenciado, seguindo-se as exigências estabelecidas pela legislação urbana em vigor.

Com o Habite-se, o proprietário tem a garantia de que a construção seguiu corretamente o que estava previsto no projeto aprovado e licenciado, respeitando os parâmetros legais da legislação e normas técnicas, atendendo a aspectos relacionados ao meio ambiente, prevenção de combate a incêndio, esgotamento sanitário, segurança, ocupação do lote, área construída, entre outros itens.

Segundo especialistas do setor, um imóvel sem o Habite-se pode desvalorizar no mercado em até 30%. A lista com os documentos necessários para dar entrada em projetos e licenças junto ao Implurb pode ser acessado no site do órgão.

Postagens relacionadas

Prefeitura recupera 24 ruas na zona Sul da capital com Pacote de Obras de Verão

Vilhena

Prefeitura oferece ações de saúde para servidoras do IMMU

Vilhena

EDUCAÇÃO – Escola municipal é reinaugurada pela prefeitura após 39 anos sem reforma

Vilhena