Portal Am Hoje
Política

Controle de doenças sexualmente transmissíveis e de hepatites virais pode ser incluída na estrutura da SEMSA

Projeto de Lei do Executivo Municipal recebeu na manhã desta segunda-feira (26) recebeu parecer favorável à sua tramitação na casa legislativa.

Na manhã desta segunda-feira (26) o Projeto de Lei n. 364/2023 de autoria do Executivo Municipal recebeu parecer favorável da relatoria para tramitação na Câmara Municipal de Manaus.

O projeto tem o objetivo de readequar a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com a proposta de focar em ações para a promoção, prevenção e recuperação da saúde sexual da população do município de Manaus. De acordo com o vereador Elan Alencar (DC) Presidente da Comissão de Saúde, relator do PL é essencial o controle de doenças sexualmente transmissíveis e de hepatites virais. “Tendo esse controle, conseguimos evitar a proliferação destas doenças e assim, melhoramos a saúde da população”, destacou Elan.

O parecer do parlamentar foi favorável para que o projeto continue a tramitar na casa legislativa. “O projeto vai possibilitar ao cidadão a segurança que precisa no uso do serviço público e assim ter o controle dessas doenças. Além do que o projeto não trará oneração a máquina pública”, afirmou o parlamentar.

O projeto

Com a necessidade do controle das doenças sexualmente transmissíveis e de hepatites virais se torna indispensável que essas ações sejam incluídas na estrutura organizacional da SEMSA denominada Núcleo de Controle de HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais, vinculada à Gerência de Vigilância Epidemiológica, em substituição ao atual Núcleo de Disque Saúde.

“Essa alteração não causará qualquer custo para a secretaria e a população ganhará muito, tanto na questão econômica, mas principalmente ganhando um reforço a mais para cuidar da saúde”, finalizou Elan Alencar.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que pune golpes cometidos por meio de redes sociais

Vilhena

Wilson Lima mostra força política ao reunir 10 partidos em convenção histórica

Redação

Prefeito David Almeida fiscaliza obras finais da ‘feira flutuante‘, que será entregue no dia 19

Vilhena