Portal Am Hoje
Brasil Destaque Economia Educação

Economista Márcio Paixão é eleito Vice Presidente do ConselhoRegional de Economia – Corecon/AM

Na primeira sessão extraordinária plenária do ano, o economistaparintinense Márcio Paixão, Conselheiro Efetivo, foi eleito Vice Presidente do Conselho Regional de Economia – Corecon/AM para nova gestão 2023. A plenária extraordinária de eleição da Nova Diretoria foi realizada pelo Corecon/AM, na tarde desta quarta-feira (04/01), na sua sede na Avenida Leonardo Malcher, 768 – Centro.

Durante o evento, além do economista Márcio Paixão, também foi eleito o economista Marcus Anselmo da Cunha Evangelista sendo reconduzido à Presidência do Conselho Regional de Economia do Amazonas, que é responsável pelo registro e fiscalização da profissão no Estado do Amazonas, o economista Marcus Evangelista disse que pretende fazer uma gestão positiva e afirmou que alguns dos objetivos são adquirir uma nova sede, renovar as ações que foram vitoriosas em 2022 e lançar um programa inédito de podcastoficial do conselho, além implementar ações de valorização do profissional de economia na região.

Eleito à vice-presidência do conselho pela primeira vez, o economista Márcio Paixão disse que pretende, juntamente com o MarcusEvangelista, trabalhar em metas bem definidas para esse novo desafio: “Junto com meu amigo Economista Marcus Evangelista (Presidente), atuaremos de forma integrada e dedicada,especialmente: no fortalecimento e valorização da Profissão, na defesa incessante da Zona Franca de Manaus – ZFM, na manutenção e ampliação de dezenas de empregos, na potencialização do desenvolvimento regional e na prospecção de atividades econômicas complementares ao modelo atual de desenvolvimento no Amazonas”, afirma Paixão.

“Nosso desafio, cada vez mais, é fortalecer a instituição e valorizar a profissão de economista, trazendo benefícios; galgar lugares e posições aonde o economista tem que ocupar, estar presente nosórgãos governamentais, autarquias e entidades; trabalhar na divulgação da profissão em todas as mídias, participar de debates e fóruns que evolvam assuntos econômicos, planejamento e desenvolvimento. Queremos também interiorizar a profissão para valorizar aquele economista do interior, aquele economista que mora nas regiões mais isoladas. Pretendemos contribuir fortemente com o Governo do Amazonas na defesa do modelo Zona Franca de Manaus-ZFM. A gente está vivendo um novo governo federal, e todas as vezes que há essas mudanças no cenário nacional, sempre emerge uma preocupação premente quanto a manutenção do modelo de desenvolvimento do Amazonas. Há sempre um risco de ataque aos incentivos fiscais que viabilizam o modelo econômico da ZFM. Nós, precisamos estar cada vez mais vigilantes, monitorando e participando, com profundidade técnica e habilidade, de todos os fóruns para defender o nosso modelo ZFM que é exitoso, porém por vezes mal compreendido. Devemos esclarecer melhor essa dinâmica econômica e, portanto, atuarmos como verdadeiros guardiões do desenvolvimento regional do Amazonas”, enfatiza Marcio Paixão.

 

Importante ressaltar que em 2015, o economista Marcio Paixão,recebeu o Prêmio Economista do Ano 2015, concedido pelo Corecon/AM, por ter desenvolvido uma modelagem de reorganização societária chamada de drop down de ativos, no âmbitoda implantação do processo de desverticalização da Eletrobras Amazonas Energia. Este modelo foi considerado inédito e inovador no setor elétrico brasileiro. Atuou como Coordenador Geral do Processo de Desverticalização, em seguida como Coordenador Geral do Processo de Desestatização da Amazonas Energia e Diretor.

 

Marcio Paixão é formado em Ciências Econômicas; Pós-Graduado em População e Desenvolvimento Regional e Mestrado em Economia – Desenvolvimento Regional na Amazônia, todos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA Executivo Internacional Business and Management for International Professionals pela University of California – Campus Irvine (UCI) – EUA, Especialista em Análise de Desempenho Empresarial e Comunicação de Resultados – FGV Management (Rio de Janeiro – RJ) e Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Amazônia (Amazon Rainforest Business) – UEA. Possui experiência de mais de 20 anos de carreira profissional como economista, sendo que destes, atuou por 16 anos dedicado à gestão pública federal, atuando nas áreas: gestão econômico-financeira, gestão orçamentária, gestão empresarial, gestão estratégica, gestão de projetos, economia empresarial, assuntos regulatórios, planejamento, desenvolvimento regional e projetos de incentivo fiscal e captação de recursos.

 

Atualmente Marcio Paixão é professor de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas – FGV, empresário e consultor nas áreas de gestão financeira; gestão empresarial, gestão estratégica e em projetos de incentivo fiscal e projetos de captação de recursos

 

“Sem dúvida trata-se de uma grande honra, bem como motivo de orgulho, ser o primeiro parintinense economista eleito Vice Presidente do Corecon/AM, instituição respeitada, séria e com muita credibilidade na sociedade há mais de 50 anos”, destaca Paixão.

 

“Agradeço a todos os economistas, Conselheiros Efetivos do Corecon-AM, pela confiança em mim depositada, e ao tempo que me comprometo em honrar e engrandecer essa importante missão aqui determinada”, conclui o Economista Marcio Paixão.

Postagens relacionadas

Postos de vacinação contra a Covid-19 não irão funcionar nesta segunda

Vilhena

Prefeitura recebe doação de mais de 380 livros da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas

Vilhena

Vacinação contra Covid-19 atenderá apenas em segunda dose nos dias 12, 13 e 14/7

Vilhena