Foram implantadas 1,7 mil luminárias modernas na área urbana do município
O município de Eirunepé (1.160 quilômetros de Manaus) já conta com iluminação 100% em LED, na área urbana. Foram implantadas cerca de 1,7 mil luminárias na cidade, localizada na calha do Juruá. A ação faz parte do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) com recursos do Governo do Estado. O foco do programa é a modernização da iluminação pública do interior.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, em Eirunepé o trabalho incluiu a substituição de lâmpadas convencionais antigas de vapor de mercúrio, de sódio, metálicas e mistas por luminárias modernas de LED. Alguns bairros, que estavam sem qualquer iluminação, receberam o serviço pela primeira vez. Também foram substituídas as luminárias de LED que eram de menor eficiência e que tinham sido instaladas há mais tempo pelo município.
“O Governo do Amazonas autorizou e a UGPE fez a substituição para padronizar o sistema com as luminárias que estão sendo implantadas pelo programa e que têm inúmeras vantagens. Além de mais eficientes, permitindo maior luminosidade, são produzidas no Polo Industrial de Manaus, facilitando a logística de manutenção, por exemplo”, disse Campelo.
As luminárias de LED implantadas pelo Ilumina+ Amazonas geram economia de até 60% de energia, reduzem custos, têm maior durabilidade, reduzem a emissão de carbono e não contém metais tóxicos, como o mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente e às pessoas. Um dos aspectos importantes da padronização do sistema é que tem sido de grande ajuda na segurança da população, no período noturno.
Estudo feito pela Avanço Construções, empresa responsável pelos serviços, apontou a redução de 27% no consumo de energia, nos oito primeiros municípios que receberam o programa. No interior, a energia é gerada por termelétricas à base de combustível fóssil. Isso, em dez anos, tempo estimado de duração do LED, vai significar a redução de 26,6 mil toneladas de carbono na atmosfera.
Balanço – O programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 24 municípios e 32 comunidades rurais. Desde maio de 2022, foram implantados 51 mil pontos de iluminação em LED, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas. Os trabalhos estão em fase final em Manacapuru e, recentemente, foram concluídos em São Paulo de Olivença.
As próximas cidades contempladas são: Apuí, Anori e Codajás. Até o final do ano, o Amazonas contará com 28 municípios do interior completamente iluminados com LED.
FOTO: Derrair Oliveira
Informações para a imprensa: Ana Maria Reis/Assessoria de Comunicação
Contato: comunicacao@avancoconstrucoes.com.br e (92) 99470-6831