Portal Am Hoje
Eleições 2022

Eleições 2022: conheça as datas do calendário eleitoral

Manaus – Cerca de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleiçoes deste ano. No dia 2 de outubro, eleitores devem ir às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.  Há dois meses da votação, eleitores, mesários e partidos devem ficar atentos para não perder prazos importantes. Os mesários devem ser nomeados até esta quarta-feira (4) e o registro de candidatos pode ser feito até o próxima segunda-feira (15).

A partir do dia 16 de agosto, os candidatos a algum cargo na eleição de outubro podem oficialmente pedir voto. Já o horário eleitoral no rádio e na TV começa no dia 26.

Quem quiser votar fora do domicílio eleitoral, por exemplo, deverá registrar essa intenção até o dia 18 deste mês e indicar o local em que pretende votar. Os eleitores que estiveram fora da sua cidade, mas no mesmo estado podem votar para todos os cargos. Quem estiver em outro estado pode votar somente para presidente da República. Este dia também é o prazo limite para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam informar à Justiça Eleitoral se pretendem votar em uma seção diferentre. E, a partir do dia 30 de agosto todos os eleitores já podem consultar pelo aplicativo ou site as infomações atualizadas do local de votação.

Para garantir o direito ao voto de milhões de eleitores, a Justiça Eleitoral vai contar com a colaboração de cerca de 2 milhões de mesários convocados ou voluntários em todo país e também no exterior. Quem for convocado e não puder trabalhar, tem até o dia 08 de agosto para solicitar a dispensa. Também nesse mês, o ministro Alexandre de Moraes deve assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Postagens relacionadas

“A gente confia na decisão do povo”, diz Wilson Lima ao votar neste domingo

Redação

“Meu compromisso é estar dedicado a esse projeto de corpo e alma”, diz Wilson sobre trabalho para melhorar a vida das pessoas

Vilhena

Wilson Lima dispara e Eduardo Braga fica cada vez mais longe do governo do Amazonas

Redação