Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Elon Musk quer trazer tecnologia da SpaceX e Governo do Amazonas dá sinal verde

Homem mais rico do mundo quer vir ao país anunciar operações de satélites Starlink

O Governo do Amazonas mantém contato com empresa do bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, Tesla e Twitter, que manifestou interesse em iniciar operações da Starlink no estado.

A Starlink é uma empresa do grupo SpaceX, que revolucionou os voos espaciais, com o reaproveitamento de foguetes.

O governador Wilson Lima agradeceu o interesse de Musk em investir na Amazônia e destacou a importância do investimento.

“Além de não abrir mão dos empregos gerados na ZFM, seguimos trabalhando para atrair novos investimentos. Elon Musk demonstrou interesse em trazer investimentos para cá e vamos trabalhar para consolidar esse negócio. Venham conhecer a Amazônia. A Amazônia está chamando vocês”, afirmou o governador.

No mês passado, o governador convidou também o megaempresário Jeff Bezos, da Amazon, a investir na Amazônia.

Conforme ofício enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a Starlink informou que pretende começar a prover serviços de banda larga a clientes no Brasil.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, explicou que o Estado está trabalhando para atender ao pleito da Starlink. “Ontem mesmo tivemos uma videoconferência com representantes da empresa, em Nova York, e estamos em tratativas”, disse.

Tecnologia

A Starlink usa satélites avançados em órbitas baixas e, segundo explica, possibilita chamadas de vídeo, streaming e outras atividades com velocidades de até 200Mb/s.

Faturamento e impostos

Com escritório em território brasileiro, a Starlink estima um faturamento de US$ 7,5 milhões. No primeiro ano, a expectativa é passar de 60 mil clientes, especialmente de estados do Sul e Sudeste.

Como retorno ao Estado, a arrecadação de Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no início da operação pode chegar a R$ 97 milhões.

Agência Amazonas
AM HOJE |  A informação está aqui

Postagens relacionadas

Atendimentos presenciais do Sine Amazonas seguem suspensos por mais uma semana, informa Setemp

Vilhena

Senado projeto autoriza IPVA zero para motos de até 170 cilindradas

Vilhena

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de área atingida por erosão na rua Henrique Martins

Vilhena