Portal Am Hoje
Destaque Prefeitura de Manaus

Escola da Prefeitura de Manaus realiza ação em alusão à campanha ‘Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes’

Para mobilizar, destacar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manaus realizou nesta quarta-feira, 18/5, na escola municipal Eliana Socorro Pacheco Braga, localizada na comunidade Santa Inês, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, a campanha “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”. A campanha nacional acontece em todas as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante todo o ano letivo.

A ação é desenvolvida pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) da rede municipal de ensino. Durante o evento, a professora e assessora do GACPE, Eliana Hayden, que também é coordenadora do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, conversou com os meninos e meninas que participaram do evento e explicou a diferença entre carinho e abuso sexual.

“Durante todo o ano letivo, as escolas executam ações de enfrentamento às violações de direitos humanos, e uma dessas violência é a sexual, que geralmente acontece no ambiente familiar, infelizmente. Essa é uma situação muito difícil de identificar, pois muitas vezes a criança não sabe que está sendo abusada.  Por esse motivo, a Semed trabalha desde a educação infantil, ensino fundamental, jovens e adultos e até a educação especial”, explicou Eliana.

As crianças da educação infantil fizeram apresentações musicais, e a turma do 5º ano explicou sobre o tema da campanha com um “Semáforo do Toque”, que identifica onde pode ser tocado o corpo, onde não pode e onde deve ter atenção. Para demonstrar os lugares, as crianças utilizaram bolas verdes, vermelhas e amarelas.

“Esse é um tema de extrema importância e que deve ser conversado diariamente na sala de aula de forma adequada para cada idade. A gente imagina que a rede de proteção da criança esteja em casa, mas a gente sabe que muitas vezes isso não acontece e é de suma importância que a gente debata isso nas escolas, para que as crianças entendam que elas têm em quem confiar caso algo aconteça”, comentou a professora do 5º ano, Jéssica Canavarro.

A unidade de ensino atende a mais de mil crianças, da educação infantil ao ensino fundamental 1, que corresponde do 1º ao 5º ano. A aluna Jhessica Almeida Couto, 11, do 5º ano, disse que já sabe o que fazer em caso de abuso. “Minha professora conversa muito com a gente sobre o nosso corpo, que não podemos deixar ninguém nos tocar e se alguém tocar devemos falar para os nossos pais, professoras ou ligar para o disque denúncia, pelo 100”, disse a aluna, que já está consciente do problema.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura é homenageada com medalha da Polícia Militar

Vilhena

Prefeitura de Manaus realiza transbordo de 500 toneladas de lixo na capital

Vilhena

Vacinação infantil tem atividades lúdicas promovidas pela prefeitura nos pontos de atendimento

Vilhena