Portal Am Hoje
Destaque Saúde

Especialista orienta sobre cuidados e prevenção da gripe em crianças

Pediatra orienta sobre os cuidados para evitar a contaminação e casos graves da infecção

Com o período sazonal de chuvas, a atenção dos pais para as síndromes gripais deve estar redobrada, principalmente nas crianças menores. O alerta é do médico pediatra do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da zona oeste, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Eugênio Tavares. Ele orienta sobre os cuidados para evitar a contaminação e casos graves da infecção.

De acordo com o médico, os vírus causadores da gripe mais comuns nesse período são os da Influenza (H1N1 e H3N2), no entanto, há registros de vírus sincicial respiratório, bocavírus, metapneumovírus, entre outros. Com o aumento dos casos, ele explica que já foram identificados mais de 20 tipos de vírus causadores da gripe em crianças.

Ainda conforme o especialista, a orientação para este período é evitar a exposição de crianças a lugares com aglomerações, principalmente para os pequenos abaixo de dois anos, idade em que organismo ainda está em desenvolvimento e o ciclo vacinal ainda está em fase inicial.

“Lembramos que as aulas já voltaram, então a criança já é exposta na escola. Muitas vezes o Covid entrava em casa porque alguém trouxe. A gripe é a mesma coisa. Quando chegar em casa o adulto precisa tomar banho, lavar as mãos, trocar de roupa antes de abraçar seus filhos, porque nós somos um meio de contaminação das crianças também. Lamentavelmente a gripe se espalha muito facilmente”, destacou o pediatra.

Sintomas

Conforme o médico, os pais devem ficar atentos para a gravidade dos sintomas nas crianças. Segundo ele, quadros mais graves apresentam febre acima de 39°C de forma persistente, diarreia, vômitos e frequência respiratória alta. Para estes, ele indica os pais a procurarem o atendimento médico.

Ainda segundo ele, em casos mais leves como obstrução nasal e febre baixa, é possível adotar procedimentos em casa.

“Existe algumas coisas que a gente pode fazer em casa como deixar a criança bem agasalhada, oferecer bastante líquido para a criança, soro fisiológico nasal infantil, de 2 ml a 3 ml em cada narina de 3 em 3 horas para diminuir a obstrução causada pela gripe”, explicou Eugênio, acrescentando que casos leves também podem ser encaminhados para os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Vacinação

A campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo está em atividade e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os locais e horários estão disponíveis no link https://bit.ly/3NvZLsC.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus entrega UBS Fluvial revitalizada para atendimento da população ribeirinha

Vilhena

Governo do Amazonas entrega 4,4 mil cestas básicas para pescadores da região do Baixo Solimões

Vilhena

Clínica da Família da Prefeitura é a nova unidade de referência para profilaxia da raiva humana

Vilhena