Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governador entrega primeira fase do Parque Aquático de Alto Rendimento da Vila Olímpica de Manaus

Criação da Escola de Natação Avançada foi um dos anúncios feitos por Wilson Lima no evento

Uma breve competição entre crianças e adolescentes de projetos esportivos realizados na Vila Olímpica de Manaus marcou a entrega da primeira fase do Parque Aquático de Alto Rendimento do Amazonas, nesta segunda-feira (27/06). O equipamento inaugurado pelo governador Wilson Lima vai servir para treinamento de competidores e sede de eventos da modalidade, o primeiro é o Campeonato Estadual de Natação, em julho.

Com a entrega da estrutura, agora o projeto de incentivo à natação segue para a próxima etapa, que é a formação de crianças e adolescentes para se tornarem atletas profissionais. É com essa proposta que será lançada a Escola de Natação Avançada, adiantou o governador. O projeto deve começar a selecionar os interessados nas próximas semanas.

“A piscina estava ali em um imbróglio para ser montada. Foi um compromisso que assumi, em 2018, e que agora nós entregamos. Tem uma importância superior, que é a oportunidade para jovens desportistas desenvolverem os seus talentos, porque além de uma piscina de competição, é uma piscina de treinamento”, disse Wilson Lima.

O Parque Aquático de Alto Rendimento é administrado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e a meta do governador é que o local atraia competições nacionais da modalidade.

“A gente já vai ter agora, em julho, a primeira etapa do Campeonato Estadual. Estamos trabalhando para que venha, para cá, a primeira etapa ou uma das etapas do campeonato Norte-Nordeste de Natação”, disse Wilson Lima, acompanhado do diretor-presidente da Faar, Jorge Elias.

A piscina da Vila Olímpica é um legado dos jogos olímpicos Rio 2016. A estrutura mede 25 x 50 metros, com dois metros de profundidade, toda de aço inoxidável e pré-moldada, apresentando uma das tecnologias mais modernas para uma piscina. Na atual temporada, o espaço já recebeu o Campeonato Amazonense de Natação 2022, onde foi estabelecido novos recordes para a natação amazonense.

O nadador Caio Arcos, de 17 anos, voltou de uma competição mundial na França e já visualiza o dia em que poderá nadar em grandes campeonatos dentro de casa.

“Esse parque aquático é uma estrutura incrível, que a gente não vê no Norte do país e que vai proporcionar grandes resultados para a natação amazonense, para a nova geração que está vindo aí. A gente pode treinar, pode competir e isso me traz muita felicidade”, afirmou o estudante.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Brasil conectado: Cabo submarino direto com a Europa começa a funcionar na próxima semana

Vilhena

Prefeitura aumenta número de câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade

Vilhena

Prefeitura acelera obras de revitalização da feira da Manaus Moderna  

Vilhena