Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governo do Amazonas envia medicamentos e insumos para enfrentamento à cheia no interior do estado

Os municípios de Anamã, Caapiranga, Maués e Urucurituba receberam mais de 65 mil itens, além de reforço na campanha de multivacinação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), liberou, nesta semana, 65.418 itens aos municípios de Anamã, Maués, Caapiranga e Urucurituba para enfrentamento da cheia dos rios. Entre os insumos enviados estão medicamentos, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como seringas, esparadrapo, atadura, luvas, máscaras, entre outros.

A entrega dos itens foi realizada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, nos municípios de Anamã e Caapiranga (a 165 e 134 quilômetros da capital, respectivamente), nesta sexta-feira (20/05). O Governo do Estado, por meio da FVS-RCP, liberou 20 mil frascos de hipoclorito, divididos igualmente entre os quatro municípios do interior do estado.

Ao município de Anamã, a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) enviou 14.982 medicamentos, insumos e EPIs. À Caapiranga, foram liberados 13.252 itens e um total de 13.592 distribuídos para Maués e Urucurituba. 

“Nessa época do ano, aumenta o número de ocorrências de acidentes com animais peçonhentos e o Governo do Amazonas apoia os municípios com o envio de soro antiofídico e insumos para que fiquem abastecidos e possam prestar atendimento com rapidez. O mesmo ocorre com os medicamentos para que não falte à população”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Dr. Anoar Samad. 

Equipamentos – O Governo do Estado destinou, nesta semana, quatro monitores multiparamétricos para essas cidades, com investimento no valor de R$ 75 mil. Em Anamã, o município comemorou a chegada do monitor, que é moderno e irá equipar o centro cirúrgico da unidade para atendimento dos pacientes. 

Vacinação – O Governo do Amazonas realizou, nesta sexta-feira, ação de Megavacinação na Escola Estadual Tancredo Neves, em Anamã, que substitui temporariamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) durante o período de cheia do Rio Solimões. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, Influenza e Sarampo, além da oferta à população de todas as vacinas do calendário básico de imunização.

Para operacionalizar o reforço técnico nesses municípios, equipes da SES-AM e da FVS-RCP atuaram no suporte às atividades já realizadas nos municípios, fornecendo estratégias para fortalecer a cobertura vacinal. 

A cobertura do esquema vacinal primário contra a Covid-19, na população contemplada, cinco anos de idade ou mais, em Anamã (53,1%), Caapiranga (59%), Urucurituba (58,5%) e Maués (62,1%), estão abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 90%.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Vice-prefeito Marcos Rotta fiscaliza pacote de ‘Obras de Verão’ na zona Sul

Vilhena

Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família totalmente reformada na zona Leste

Vilhena

Governo do Amazonas inicia obra de pavimentação do sistema viário de Itacoatiara

Vilhena