Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governo do Amazonas incentiva novas tecnologias na pecuária sustentável em Presidente Figueiredo

Por meio do programa Agro Amazonas, Estado busca diversificar matriz econômica para gerar emprego e renda aos produtores

Com a proposta de incentivar e fortalecer a produção de bovinos por pequenos pecuaristas de forma sustentável, com o emprego de novas tecnologias, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), apoiou, na quarta-feira (25/05), a realização do 1° Dia de Campo: do Pasto à Mesa. A atividade ocorreu na Fazenda Agroindustrial São José, na rodovia AM-240, Km 45, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

O evento, promovido pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM), compreendeu seis horas de atividades, entre palestras, orientações técnicas e práticas em campo, com o foco em lavoura de pastagem, pastejo rotacionado, genética, sanidade e conforto animal.

Segundo o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, o Dia de Campo serviu para apresentar ao pequeno produtor um sistema de produção adotado na Fazenda Agroindustrial São José, mostrando que é perfeitamente possível conciliar a pecuária sustentável com a preservação da floresta.

“O produto criado aqui na fazenda é um produto regional, de qualidade, que chega à mesa do amazonense. Por isso, o Governo do Estado criou o programa Agro Amazonas, para diversificar a matriz econômica, gerando emprego e renda, melhorando a vida das pessoas que estão no município”, afirma Petrucio.

Na ocasião, participaram cerca de 130 pessoas, entre representantes de órgãos estaduais e municipais, empresários do setor, estudantes e produtores rurais da região.

A secretária titular da Semada, Inês Sampaio, ressalta a importância da parceria do Governo do Amazonas, para somar forças e para fortalecer os pequenos pecuaristas de Presidente Figueiredo.

“Estamos aqui reunidos em uma fazenda de grande porte, porém o proprietário também já foi um pequeno pecuarista. E hoje buscamos incentivar nossos pequenos pecuaristas a desenvolver e fortalecer seu gado, para que eles futuramente sejam grandes produtores da área da pecuária”, disse Inês.

A Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Adaf) também realizou oficinas de capacitação com os temas: Importância da Vacinação e Trânsito com Guia de Trânsito Animal (GTA) e Agrotóxicos.

O Dia de Campo também contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e empresa Amazon Nat.

“Nós já passamos por todas as dificuldades quanto ao que se deve e o que não se deve fazer na produção. Se alguém quiser conhecer nossa propriedade, as portas da fazenda estão abertas”, finalizou José Mário Resende, proprietário da fazenda Agroindustrial São José e da empresa Amazon Nat.

Agência Amazonas
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Wilson Lima assina convênio com a Fundação Matias Machline para beneficiar estudantes da rede estadual

Vilhena

Chibatão, CDL Manaus e Marinha iniciam diálogo para melhorar desempenho logístico e econômico do Amazonas

Redação

Prefeitura oferta 165 vagas de emprego nesta segunda-feira, 14/3

Vilhena