Portal Am Hoje
Amazonas Destaque Política Saúde

Governo do Amazonas, por meio da FEI, realiza atendimento psicológico voltado aos indígenas

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), destaca a importância do apoio psicológico aos indígenas. Os agendamentos e consultas podem ser realizados das 8h às 15h na sede da fundação, localizada na avenida Torquato Tapajós, s/nº, Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, as consultas auxiliam a comunidade indígena a combater e lidar com conflitos pessoais e sociais, além de trabalhar os direitos humanos com estes povos.

Estimulando e priorizando o fortalecimento psicológico, a fim de evitar transtornos mentais, os agendamentos podem ser realizados indo até a instituição portando RG, CPF e Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Indígena, dentro do horário de atendimento.

Para a terapeuta holística e servidora pública na FEI, Lucia Neves, a importância do atendimento psicológico e terapêutico é de grande importância aos povos indígenas.

“A visão terapêutica é fundamental, pois as dores dessas pessoas são muito semelhantes às nossas, assim como nós muitas vezes não temos conhecimento onde funciona um determinado trabalho gratuito. Qual a informação, onde buscar a informação, isso é um dado que para todos nós brasileiros é muito escasso. Aqui, há mais de um ano, temos esse atendimento”, disse.

“Agora começamos a levar para eles esse tipo de informação, estamos aqui na FEI para recebê-los, conversarmos e fazer o que chamamos de os primeiros tratamentos humanizados, que é receber essas pessoas com carinho, respeito e responsabilidade. Juntos nós podemos fazer uma troca de ideias, aprendizagens e acolhimento”, finalizou.

Data – No Brasil, a data comemorativa pelo Dia do Psicólogo surgiu em 27 de agosto de 1962, após o presidente João Goulart sancionar a Lei n° 4.119, regulamentada pelo Decreto nº 53.464, em janeiro de 1964, oficializando a profissão.

A partir de 1971, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi criado pela Lei n° 5.766, dando origem aos sete primeiros Conselhos Regionais de Psicologia. O Amazonas se encontra na 20° região por meio da sede administrativa em Manaus, abrangendo Rondônia, Roraima e Acre.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus apoia a realização do ‘Festival Folclórico da Zona Leste’ no shopping Phelippe Daou

Vilhena

Prefeitura recupera rede de drenagem no bairro São Francisco

Vilhena

Prefeito David Almeida destaca avanços do programa ‘Asfalta Manaus’ na zona Leste durante fiscalização

Vilhena