Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza reforma do centro cirúrgico da Fundação Cecon

Objetivo principal é a readequação da Central de Material e Esterilização (CME)

O centro cirúrgico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está sendo reformado. A obra, iniciada na segunda quinzena de janeiro de 2022, busca readequar o espaço e conta com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), do Governo do Amazonas, da ordem de R$ 186.883,07.

O objetivo principal é a reforma e adequação da Central de Material e Esterilização (CME), setor destinado a fornecer materiais médico-hospitalares adequadamente processados. No local, ocorre a esterilização dos produtos de saúde utilizados na Fundação.

A enfermeira Graça Godim, gerente do Centro Cirúrgico da FCecon, destaca que as adequações vão otimizar o funcionamento do centro cirúrgico e da CME, setor primordial para a Fundação Cecon.

“É de suma importância, porque é dentro desse setor que nós fazemos toda a reparação de material, onde eles são conferidos, passam por processo de desinfecção, são preparados, esterilizados e dispensados novamente ao centro cirúrgico e aos demais setores do hospital”, detalhou Graça.

Diariamente são realizadas de 20 a 25 cirurgias de pequeno, médio e grande porte na FCecon. São nove salas cirúrgicas que atendem mais de 13 especialidades. A obra, que teve início no dia 18 de janeiro e deve ser concluída em abril deste ano, não compromete o atendimento da demanda por cirurgias.

Qualidade – A reforma traz melhorias para a CME, em relação às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o seu pleno funcionamento, e também proporciona ganhos no fluxo de trabalho no centro cirúrgico.

“Vai trazer benefícios tanto para o centro cirúrgico quanto para a CME também, concedendo uma segurança maior aos nossos pacientes assim como beneficia nossos funcionários”, acrescentou a enfermeira.

Segurança – Conforme a engenheira da FCecon, Suene Campos de Queiroz, estão sendo modificados o layout e fluxos de material sujo e limpo dentro da CME. A reforma segue normas da Anvisa e foi aprovada na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Além da readequação da CME, são executadas a adaptação do estar médico do centro cirúrgico, expurgo, repouso de enfermagem, sala de guarda de peças, área administrativa e copa. As salas cirúrgicas também receberão serviços de pintura.

| Assessoria.
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas leva ações de inclusão socioeconômica e produtiva a comunidades rurais de Itacoatiara

Vilhena

Moradores do loteamento Rio Piorini ganham ponte de madeira da prefeitura 

Vilhena

Crédito Rosa atendeu mais de seis mil mulheres no Amazonas até novembro deste ano

Vilhena