Portal Am Hoje
Esporte

Handebol da Nilton Lins/CBC garante vaga na fase de grupos da Liga Nacional após vice-campeonato na Taça Amazônica

Em 2025, a equipe masculina de handebol da Atlética Nilton Lins/CBC enfrentará um grande desafio longe do Amazonas. Depois de avançar com 100% de aproveitamento à final da Conferência Norte – Taça Amazônica de Handebol, em Manaus, a Nilton Lins garantiu a vaga na fase de grupos da Liga Nacional da modalidade, em setembro, no local a ser definido fora do Estado.

Na disputa pelo título da Taça Amazônica, no último domingo (13/07) à noite, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, uma partida acirrada contra a Associação Desportiva Manauense (AM). Em quadra, a equipe universitária faturou o vice-campeonato e celebrou o objetivo principal: a classificação à etapa final da Liga Nacional de Handebol.

De acordo com o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Jefferson Oliveira, nenhuma equipe amazonense foi campeã até hoje na Liga Nacional, mas o dirigente confia no potencial dos dois representantes do Estado: Manauense e Nilton Lins/CBC.

“As equipes de fora [do Amazonas] são muito fortes. Eu acredito que estaremos bem representados. Uma equipe jovem e com muita energia e outra equipe forte e com muita experiência”, disse Oliveira.

Organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), uma fase de grupos da Liga Nacional é formada por 12 equipes de todo o país definidas nas etapas regionais da competição. Além da Taça Amazônica (Conferência Norte), são realizadas as Conferências Nordeste, Centro-Oeste e Sul/Sudeste.

Campanha

Pela Taça Amazônica de Handebol Masculino de 2025, entre os dias 9 e 13 de julho, o Nilton Lins/CBC teve quatro vitórias consecutivas e apenas uma derrota. A única reviravolta ocorreu na final da competição.

Na fase classificatória, pelo Grupo B, a equipe universitária derrotou na estreia o Rio Negro/CBC (AM), por 34 a 32, e na sequência triunfou sobre o HCM/Manauara (AM), por 30 a 23, e também diante do Mineiros/ADPVH (RO), por 36 a 28. Pela semifinal, vitória pelo placar de 40 a 27 sobre o Novo Airão (AM) e derrota na grande para o Manauense, por 28 a 24.

Todos os atletas/acadêmicos de Nilton Lins fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a universidade – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.

Via Press Comunicação Estratégica

Postagens relacionadas

Arena da Amazônia recebe público superior a 21 mil pessoas na partida entre Vasco e Audax

Vilhena

Elan Alencar recebe presidente da Femoam para discutir incentivo ao motociclismo em Manaus

Redação

Segundo dia dos Jogos dos Núcleos do ‘Manaus Esportiva’, da Prefeitura de Manaus, tem disputas no futsal

Vilhena