Portal Am Hoje
Brasil Justiça Política

Impeachment de Alexandre de Moraes: Alcolumbre e Hugo convocam líderes para reunião em meio a protestos

Oposição obstruiu os trabalhos no Legislativo após a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, diante dos protestos da oposição que impediram o funcionamento ambas as Casas do Congresso, convocaram lideranças partidárias para uma reunião nesta quarta-feira (6).

Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) indicaram que querem passar a situação a limpo e destravar os trabalhos no Legislativo.

Na terça-feira (5), deputados e senadores de oposição ocuparam a mesa do plenário das suas respectivas casas. Com as bocas tampadas com adesivos, os parlamentares protestaram contra a medida do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou prisão domiciliar a Jair Bolsonaro (PL) e denunciavam uma suposta censura pela Corte. A partir disso, anunciaram obstrução.

Os parlamentares pressionam para pautarem a anistia aos condenados do 8 de janeiro e o processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

A reação dos presidentes das Casas Legislativas demorou algumas horas, mas chegou. Em nota, o presidente Davi Alcolumbre afirmou que a ocupação constitui “exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos”. “Faço, portanto, um chamamento à serenidade e ao espírito de cooperação”, destacou.

Hugo Motta, em publicação nas redes sociais, disse que acompanhava a situação, mesmo estando em João Pessoa, e determinou o cancelamento da sessão do plenário da Casa.

Na manifestação, Hugo afirmou que o encontro de líderes discutirá a pauta da Casa e completou que ela “será definida com base no diálogo e no respeito institucional”. Até então, a reunião estava marcada para a próxima quinta-feira (7), mas o presidente da Câmara adiantou a reunião diante do imbróglio.

Via CNN Brasil

Postagens relacionadas

Base Cristã define nova coordenação Rozinaldo Santos

Redação

Pela 1ª vez no Brasil, profissionais do sexo têm carteira de trabalho assinada

Redação

Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Vilhena