A monarca reinou por 70 anos como soberana do Reino Unido e dos Reinos da Comunidade de Nações
Foi confirmada, nesta quinta-feira (8), a morte da Rainha Elizabeth II do Reino Unido, aos 96 anos. A monarca estava sob supervisão médica em sua residência real na Escócia após problemas de saúde, porém a causa da morte ainda não foi divulgada.
Elizabeth tem sido a rainha da Grã-Bretanha desde 1952, e no início deste ano comemorou seu 70º aniversário no trono. Seu reino se estende ao Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte; e aos Reinos da Comunidade de Nações – este último compreendendo 15 países.
O anúncio foi feito através do código “A Ponte de Londres caiu”, informado pelo secretário particular da rainha, Sir Edward Young. A mensagem faz parte do plano homônimo estabelecido em 1960.
É esperado que seu herdeiro real, o então Príncipe Charles, assuma a coroa e faça seu primeiro discurso como Rei amanhã, sexta-feira (9). O governo então cumprirá o juramento de fidelidade ao novo Rei com 41 tiros disparados no Hyde Park, em Londres.
Seguindo os ritos, o corpo de Elizabeth II será colocado na sala do trono, em Buckingham, com sua coroa, seu cetro e o estandarte real.