Portal Am Hoje
Amazonas

Oficina criativa desenvolve o bloco “Esturro na Onça”, de desenvolvimento coletivo, na Comunidade do Livramento


Evento de encerramento acontece no sábado de Carnaval (10/02) e conta com a participação de moradores da comunidade, que participaram da idealização do projeto “Festa na Comunidade”.

A oficina criativa – Festa na comunidade desenvolvida com a participação de moradores, tem encerramento neste sábado, a partir das 18h, com a apresentação do bloco “Esturro da Onça”, realizada pelo espaço ArteNaMata Cultural com o apoio da Dabacuri Produções, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, zona rural de Manaus.

A oficina é resultado do projeto “Festa na Comunidade”, contemplado pelo edital Programa Manaus faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.

O “Esturro da Onça” é uma criação coletiva que contou com a participação de moradores da comunidade. . Além de jovens, que participaram da confecção de figurinos e adereços, agregou alguns músicos locais que irão animar o evento de encerramento do projeto, entre eles, Luiz Salgado, Sidrônio e Carlão.

Mulheres da comunidade também participaram do projeto, como a indígena baré, d. Jeremias, que trabalhou na confecção de algumas fantasias e adereços, a maioria com material reutilizado, como papelão e retalhos de tecido.

Marta (Lora) também participou do projeto, e cedeu o seu espaço – o Bar da Lora – para a realização do encerramento do projeto. Comunidades do entorno do Livramento também foram convidadas.

Segundo o artista visual Zeca Nazaré, morador da Comunidade do Livramento há mais de dez anos, coordenador do projeto e proprietário do ArteNaMata Cultural – misto de ateliê e pousada – o Bloco “Esturro da Onça” é um embrião da festa que, ao ser abraçada pela comunidade possa fazer parte do calendário anual de festividades da região, envolvendo moradores do entorno da localidade, atrair visitantes e movimentar economicamente a comunidade. “Tem tudo para crescer, se fortalecer e ser mais uma opção cultural/artística para a cidade, que pouco conhece a as comunidades da zona rural de Manaus”, reforça Zeca Nazaré.

Todo o material necessário, inclusive para a montagem da “festa” (projeto final da oficina), foi custeado pelo projeto como tecidos, tintas, pincéis, papéis e adereços, além de cachê para os participantes a título de ajuda de custo.

…..
Informações: Liliane Maia (9 9183-9353) – Dabacuri Produções

Postagens relacionadas

Prefeitura realiza pagamento de R$ 700 mil para contemplados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc, em Manaus

Vilhena

Luisa Sonza apresenta ‘Escândalo Íntimo’ em Manaus, dia 13 de abril

Redação

Keitton Pinheiro larga na frente em convenção com apoio de campeões de votos no Amazonas

Redação