Portal Am Hoje
Destaque Governo do Amazonas

Outubro Rosa: Governo do Estado leva serviços de saúde, cidadania e empreendedorismo ao Magdalena Arce Daou

Com o objetivo de conscientizar para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, ações atenderam mais de 3 mil pessoas nesta terça e quarta-feira

O Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com vários órgãos estaduais, promoveu nesta terça e quarta-feira (05 e 06/10), no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, uma série de atividades gratuitas de saúde, cidadania e empreendedorismo, em alusão à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Participaram da abertura da programação o governador Wilson Lima e a primeira-dama e madrinha do FPS, Taiana Lima.

Voltada especialmente para as mulheres, a ação no Magdalena Arce Daou teve como intuito alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também sobre o câncer de colo do útero. Dentre os serviços voltados para a saúde, foram oferecidos atendimentos ginecológicos, triagem, testes rápidos, testes para detecção de Covid-19 e consulta de enfermagem, que atenderam 1.247 mulheres.

“Preocupado com a saúde da mulher em nosso estado, o Governo do Amazonas lançou esta campanha para mostrar que o câncer pode ser evitado e tratado. Durante dois dias de ação, foi alertado sobre a importância da prevenção com palestras, atendimentos de saúde da mulher, e serviços voltados para o social, cidadania e empreendedorismo para as mulheres que estiveram presentes no local da ação”, destacou Kathelen Braz, secretária executiva do FPS.

Além dos atendimentos oferecidos durante a programação, os serviços também foram ofertados em outras cinco unidades de saúde do Estado: Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Gilberto Mestrinho, Policlínica Danilo Correa e Policlínica da Codajás.

A ação teve ainda a participação das secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas) e de Cultura e Economia Criativa, além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

Social e cidadania – Nos dois dias de mobilização, 689 pessoas foram atendidas com a emissão de RG, palestra da Rede Mulher, emissão de carteirinha da Pessoa com Deficiência (passe-livre), atendimento psicossocial. Houve ainda 900 atendimentos nos serviços de autoestima, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e esmaltação de unhas. A ação inclui ainda uma feira de artesanatos e atividades como aulas de ritmos e funcional do projeto RespirAR.

Durante a ação, ocorreu atendimento do programa de Crédito Solidário do FPS em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O programa teve como aprovação 192 pequenos empreendedores, com o valor disponibilizado em R$ 400 mil.

O Crédito Solidário disponibiliza o acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado a pessoas sem vínculos empregatícios desempregadas ou subempregadas possibilitando a inserção do cidadão no mercado de trabalho, visando a autossustentabilidade por meio de sua geração de renda, na atividade declarada no atendimento.

Somados os serviços, foram atendidas 3.028 pessoas. O público que foi em busca dos serviços teve de observar os protocolos sanitários com o uso das máscara obrigatório, e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

FPS – O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, pessoas com vulnerabilidade social e econômica.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas participa da COP26, em Glasgow

Vilhena

Prefeitura lança ‘Curso de Aprovação de Projetos’ em outubro

Vilhena

Prefeitura de Manaus mantém 40 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira 28

Vilhena