Portal Am Hoje
Prefeitura de Manaus

Pessoas com hipertensão e diabetes em Manaus devem atualizar cadastro nas unidades de saúde

Manaus/AM – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está convocando pacientes hipertensos e diabéticos atendidos na rede básica para atualizar seus cadastros junto às unidades de saúde. 

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Nádia Brito, os dados são primordiais para que o acompanhamento desse público junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), seja feito de maneira regular.

Através deles, os usuários são acompanhados para a realização de exames e consultas periódicas, entre outros serviços da APS. A falta de atualização dos dados, segundo a gestora, pode dificultar o trabalho das equipes da atenção básica.

Cadastro e atendimento

Pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus devem procurar uma unidade da Semsa Manaus para realizar a inscrição no HiperDia, programa do Ministério da Saúde criado em 2002 e voltado ao cadastro e acompanhamento desses usuários pelo SUS.
 
Após o cadastro, por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), os usuários iniciam um acompanhamento que inclui consultas a cada seis meses, no mínimo; avaliação neuromotora e exame de Índice do Tornozelo Braquial; estratificação de risco cardiovascular; e exames laboratoriais e de raio-X.
 
Dentre esses serviços, Nádia Brito destaca a estratificação de risco cardiovascular (RCV) como fundamental para reconhecer as pessoas e classificar risco e vulnerabilidade a partir de suas necessidades, possibilitando a organização das ações coletivas e individuais (plano terapêutico) que a equipe de saúde pode oferecer.

Postagens relacionadas

Prefeitura soma mais de 64 mil atendimentos em licenciamento urbano na gestão de David Almeida

Vilhena

Prefeitura executa pacote de ‘Obras de Verão’ na zona Sul

Vilhena

Vacinação contra a Covid-19 terá 15 pontos funcionando neste sábado em Manaus

Vilhena