O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na manhã desta quinta-feira, 9/5, a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na rua 23 de Dezembro, bairro Compensa, zona Oeste da capital. Com entrega prevista para o final de setembro, a obra faz parte do programa que visa ampliar a rede de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A estrutura será de porte 4, capaz de realizar até 1.200 atendimentos diários, com serviços de atenção primária à saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento de programas sociais e ações de promoção e assistência à saúde materno-infantil, do adolescente, do adulto e do idoso.
Durante vistoria no local, David Almeida salientou a importância da obra na zona Oeste, em razão da grande densidade populacional existente no bairro Compensa e áreas adjacentes.
“A Compensa é um dos maiores bairros da cidade de Manaus, acredito que seja o sexto mais populoso da capital. E, aqui, tinha um problema de atendimento em função do grande número de moradores. Então, a gente construindo essa UBS, de porte 4, vamos ter a capacidade de atender 1.200 pessoas por dia. As obras estão acontecendo a todo vapor e a previsão é que a gente possa entregar essa UBS até o final do mês de setembro, ampliando o atendimento na Atenção Primária, que é a atribuição da Prefeitura de Manaus, garantindo um melhor atendimento à população”, afirmou Almeida.
Com mais 50 ambientes, distribuídos em dois pisos, a unidade conta com recepções, salas de espera, consultórios médicos, odontológicos e farmacêutico, escovódromo, farmácia, posto de coleta de exames e salas de vacina, inalação, procedimentos, acolhimento, observação, curativos, lavagem, esterilização, além de ambientes administrativos e multifuncionais.
Vale destacar que, desde o último quadrimestre de 2021, Manaus lidera o ranking das capitais do Previne Brasil, programa do governo federal que mede a qualidade da Atenção Básica no país. Com as novas UBSs, a estimativa da gestão municipal é que a capital do Amazonas amplie a nota na avaliação.
— — —
Texto – Thiago Fernando/Semcom e Divulgação/Semsa
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom