Portal Am Hoje
Destaque Prefeitura de Manaus Saúde

Prefeitura de Manaus participa de congresso para discutir saúde pública no Norte e Nordeste

Prefeitura de Manaus participa do 8º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde até este sábado, 5/11. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, representa a capital amazonense no evento realizado em Aracaju (SE), desde a última quinta-feira, e reúne mais de 2,5 mil participantes com o objetivo de discutir perspectivas e avanços para a saúde pública municipal nas duas regiões brasileiras.

Shádia destacou que entre os temas em debate de grande relevância para o fortalecimento de programas de Atenção Primária em Saúde estão a judicialização da saúde, que reflete no planejamento e no orçamento das secretarias, e o financiamento federal, historicamente insuficiente, na avaliação da gestora.

A agenda do encontro, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Sergipe (Cosems-SE), foi construída a partir de temas relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS) de importância comum aos municípios do Norte e do Nordeste e inclui financiamento, provimento de médicos nas unidades de atendimento, imunização, vigilância em saúde na pós-pandemia, governança, planejamento regional integrado, saúde indígena, mortalidade materna e infantil, assistência farmacêutica e saúde digital.

“Aqui, estamos discutindo pautas de impacto no atendimento aos usuários do SUS, a partir de modelos de gestão e financiamento para garantir mais qualidade e maior acesso aos serviços básicos, que representam a porta de entrada ao sistema público de saúde”, destaca a secretária.

No congresso também estão sendo realizadas oficinas para técnicos e gestores sobre elaboração e execução orçamentária, telessaúde, imunizações e educação permanente, além da apresentação de experiências exitosas que podem servir de referência para a melhoria e implementação de ações municipais de saúde.

Segundo Shádia, a participação de representantes do município em eventos técnicos e científicos faz parte das estratégias da Prefeitura de Manaus para qualificação de gestores e servidores, conforme orientação da gestão do prefeito David Almeida.

“Discussões regionais e nacionais, acesso a avanços técnicos e científicos e troca de experiências, como as que estão sendo vistas no congresso de secretarias municipais de saúde, trazem ganhos para a gestão, que pode planejar e executar ações baseadas em referências atualizadas e em ações, algumas vezes, já adotadas e aprovadas por outros municípios”, pontua Shádia Fraxe.

Postagens relacionadas

CULTURA – Prefeitura de Manaus autoriza execução do pagamento do edital Thiago de Mello

Vilhena

Governo do Amazonas anuncia revitalização do Campo do Pallet, na zona leste de Manaus

Vilhena

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionarão nesta segunda-feira em Manaus

Vilhena