Portal Am Hoje
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e Suhab alinham agenda 2023 com foco em construção verde e habitação

Para fortalecer as construções verdes, a Prefeitura de Manaus integra, desde o ano passado, a iniciativa Internacional Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). Neste ano, o município vai desenvolver iniciativas que estimulem a construção verde, como na área de habitação.

O tema entra na agenda da parceria entre prefeitura e governo do Amazonas, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). As duas entidades já têm um termo de cooperação firmado desde 2022 e na agenda de 2023 a previsão é que se avance ainda mais em questões habitacionais.

Na pauta 2023 estão o desenvolvimento de programas habitacionais para Manaus e o Estado, incluindo eixos como re-habitação do centro de Manaus; plano de habitação geral para Manaus e região metropolitana; e plano de produção de lotes urbanizados nos municípios do Amazonas.

“Estamos dando continuidade à cooperação e tivemos uma reunião com a Suhab e a coordenação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para Habitação, esboçando programadas e alinhando escopos, incluindo unidades e possíveis valores. Pela prefeitura podemos entrar com uma série de complementações, licenciamento, ter empreendimentos com certificação verde, o que agrega valor e traz conceito ambiental à nova modulação de habitação”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Os estudos serão realizados pelas equipes do município e do Estado, por meio da cooperação técnica, e vão auxiliar na construção dos novos projetos habitacionais que o governo do Amazonas pretende implementar na capital e no interior.

O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, ressaltou sobre a importância da parceria e troca de conhecimento técnico. “Juntos podemos somar esforços e realizar a entrega de novas habitações, que é o sonho daquelas pessoas que mais precisam há anos. Então, tivemos essa reunião com o BID, que foi o primeiro contato, e agora vamos trabalhar na entrega do projeto”, explicou.

O primeiro encontro contou com a participação dos diretores da Suhab e Implurb; do coordenador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de Habitação, Diego Arcia; da equipe do Departamento Técnico (Ditec); e, ainda, do ex-gestor do Implurb, Cláudio Guenka.

A parceria entre os órgãos iniciou com o Termo de Cooperação com o objetivo de alinhar a regularização fundiária e urbana de vários conjuntos e residenciais edificados há décadas no Amazonas. Com isso, na zona Norte de Manaus, foram regularizadas 412 unidades habitacionais do conjunto habitacional Renato Souza Pinto e mais de 9 mil unidades do conjunto habitacional Nova Cidade.

Para Valente, a prefeitura tem atuado para fortalecer a capital como ambiente atrativo para novos negócios, aberta ao mercado e com projetos e planejamento urbano com foco na habitação, especialmente no centro de Manaus. 

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus realiza feira de ciências sobre meio ambiente em centro de educação infantil

Vilhena

Dia ‘D’ da campanha de Multivacinação movimentou unidades de saúde da prefeitura neste sábado

Vilhena

Prefeitura realiza desobstrução de tubulação de drenagem profunda em um trecho da avenida Maceió

Vilhena