Portal Am Hoje
Destaque Manaus Política

Prefeitura encerra atividades de projeto de extensão para enfrentamento da Covid-19

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu o curso de extensão “Fortalecimento da Rede de Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento à Covid-19”, que teve o objetivo de contribuir para ações de enfrentamento à doença na capital amazonense. Participaram das atividades 33 profissionais, entre enfermeiros, farmacêuticos e médicos, que tiveram outorga de grau antecipada e ingressaram no projeto em abril de 2020. A solenidade de encerramento das atividades, em razão da pandemia da Covid-19, foi realizada na modalidade virtual, transmitida via Google Meet, na tarde desta terça-feira, 4/5.

Os profissionais de saúde que participaram do curso, fruto de uma parceria entre a Semsa, por meio da Escola Superior de Saúde Pública (Esap) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuaram nos estabelecimentos assistenciais de saúde de referência para o atendimento a usuários com síndromes gripais, incluindo a Fundação Doutor Thomas.

Com o objetivo de proporcionar uma formação integral aos participantes do curso, que teve início dia 28 de abril de 2020, foram realizadas atividades teóricas pela UEA e práticas pela Esap, com previsão de terminar no dia 27 de outubro de 2020.  Mas, devido ao elevado número de casos de Covid-19 à época, ocorreu uma prorrogação do Programa de Extensão de Serviços de Saúde (Proext) por mais três meses.

“A prorrogação iniciou no dia 28 de outubro de 2020 e se estendeu até o dia 27 de janeiro deste ano. Mas foi quando Manaus atravessou um outro momento muito delicado em relação ao número de casos e, com isso, ocorreu a segunda prorrogação, por mais três meses, por isso finalizamos dia 27 de abril”, explicou o coordenador de projetos de extensão da Esap, Fabiano Corrêa Batista.

As atividades do Proext foram desenvolvidas a partir dos seguintes eixos: teórico com aulas na UEA; tecnológico, com atendimento ao call center e prático com atendimento nos cenários de práticas para enfrentamento à Covid-19. “Os profissionais bolsistas do Proext atuaram no atendimento de call center e em mais de 20 cenários de práticas diferentes, tais como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), policlínicas, Clínicas de Saúde da Família e Divisão de Saúde do Disa Oeste, entre outros. Nossa proposta foi proporcionar uma formação substancial, completa, aos bolsistas”, acentuou Fabiano Corrêa Batista.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Fundação Hospital Adriano Jorge atende 50 pacientes durante mutirão de colonoscopia

Vilhena

Igarapé do Jorge Teixeira recebe serviços de limpeza da Prefeitura de Manaus 

Vilhena

PROS AM REÚNE BASE NA CÂMARA MUNICIPAL

Redação