A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), articulada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), iniciou a campanha “Manaus por Elas”, em alusão ao Mês da Mulher, nesta terça-feira, 8/3, na praça da Matriz, Centro. Ao longo do mês serão realizadas diversas ações e atividades voltadas ao empreendedorismo, saúde da mulher, combate à violência, entre outros assuntos ligados ao universo feminino.
“Por determinação do prefeito David Almeida, temos buscado trabalhar sempre levantando diversas políticas como os direitos humanos, a assistência social e, principalmente, as lutas e as bandeiras das mulheres. São várias situações que precisamos refletir como a discriminação de gênero, a desigualdade salarial e a pequena participação das mulheres nos principais postos de trabalho. Então, quando realizamos uma ação como essa, estamos abrindo espaço para que as mulheres possam apresentar seus trabalhos e ao mesmo tempo, queremos sensibilizar todas as pessoas no sentido de que a luta da mulher ainda é grande”, disse a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.
As atividades iniciaram com a “Feira para Mulheres Empreendedoras”, com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), da Semasc, e de mulheres indígenas venezuelanas warao, acolhidas nos abrigos institucionais da prefeitura.
“A campanha Manaus por Elas está na sua segunda edição. Nós temos o dever de dizer que o dia 8 de março, é o dia internacional de luta pelos direitos da mulher. Ele tem um significado ímpar. Continuamos lutando pela igualdade de direitos e, mais do que nunca, precisamos vencer a violência doméstica, familiar e, consequentemente, o feminicídio”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
A ação também contou com o apoio de organizações internacionais como o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) que aproveitou a oportunidade para mostrar as suas iniciativas em Manaus.
“Quero parabenizar a Semasc pelo segundo ano consecutivo de campanha. Somos um parceiro da Prefeitura de Manaus e estaremos prestigiando todos os eventos, não só neste mês de março, mas ao longo de todo o ano”, informou a assistente sênior de Proteção do Acnur, Juliana Serra.
Para Jucineis Lopes, uma das vendedoras da feira, foi a oportunidade de garantir uma renda extra nessa data especial. “Hoje é um dia muito importante para mim, como artesã e empreendedora. Fiz vários cursos por meio da secretaria e, poder chegar aqui para mostrar e vender o que eu aprendi, é uma realização. Quero deixar minha homenagem a todas as mulheres e a mensagem de que busquem ajuda quando for necessário, que não desistam, não tenham vergonha”, concluiu.
Iluminação
Durante a noite, a sede da Semasc ganhou a iluminação lilás em alusão ao Dia Internacional da Mulher, marcando a luta histórica das mulheres contra a desigualdade e a violência, assim como, também, tem o objetivo de reforçar a mensagem da importância da prevenção ao câncer de colo do útero, que registra maior incidência entre as mulheres amazonenses. Fizeram parte da programação o cordelista Gui Cordel, que apresentou um texto sobre violência contra a mulher e a distribuição de rosas para as servidoras da Semasc.
Programação
Durante o mês de março, a Semasc irá realizar outras ações como oficinas, palestras e rodas de conversa nos centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e cozinhas comunitárias, certificação em curso técnico, oficinas, além de atendimento jurídico e psicossocial nas áreas urbana e ribeirinha.
| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui