Portal Am Hoje
Amazonas Infraestrutura Manaus

Prefeitura inicia demolição de passarela na Torquato Tapajós para construir nova estrutura com elevadores e padrão de rodovia

Prefeitura de Manaus deu início, neste domingo, 3/8, à demolição total da antiga passarela da avenida Torquato Tapajós, em frente à estação Santos Dumont, zona Centro-Oeste da cidade. A estrutura, danificada desde julho do ano passado após a colisão de uma carreta-cegonha que ultrapassou o limite de altura permitido, começa agora a dar lugar a uma nova obra mais alta, moderna e acessível.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, acompanhou de perto o início dos trabalhos. Ao lado de engenheiros e operários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), ele ressaltou que a ação representa mais do que uma obra de infraestrutura, é uma resposta à população que, há mais de um ano, convive com os impactos da ausência da passarela.

03.08.25 - Prefeitura de Manaus inicia demolição da antiga passarela da Torquato Tapajos neste domingo

“A determinação do prefeito David Almeida é clara: refazer a passarela, mesmo com o processo judicial ainda em curso. A estrutura será reconstruída com cinco metros e meio de altura, um metro a mais que a anterior, atendendo agora ao padrão de rodovia. Isso é zelo, é cuidado com a cidade”, afirmou Renato, em entrevista no local da demolição.

Sem ressarcimento

A gestão municipal decidiu arcar integralmente com a reconstrução da estrutura, visando a retomada imediata da normalidade no fluxo da via. Paralelamente, segue buscando o reembolso dos valores investidos, por meio das vias legais.

A intervenção ocorre após o acidente registrado em 6 de julho de 2024, quando uma carreta-cegonha, que transportava maquinário pesado, colidiu com a antiga estrutura, ignorando a sinalização que limita o tráfego de veículos de grande porte na avenida.

Curta AM HOJE no Facebook

Desde o acidente, a travessia de pedestres passou a ser feita por faixas, o que, segundo o vice-prefeito, contribuiu para a lentidão no tráfego da Torquato.

Acessibilidade e segurança

A nova passarela será construída com estrutura pré-fabricada, contará com escadas, rampas e dois elevadores.

Os elevadores têm prazo de até seis meses para entrega. A primeira fase da obra, que inclui fundações e estrutura principal, deverá ser concluída nos próximos 70 dias. “A seguradora ainda não assumiu a responsabilidade, mas não dava mais para penalizar a população por conta de uma negligência no trânsito. Assumimos a obra com recursos próprios e, depois, vamos buscar o ressarcimento”, completou.

A operação de demolição mobilizou um guindaste e exigiu desvio do tráfego por dentro da estação de transferência Santos Dumont, com agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) organizando o fluxo de veículos e transporte coletivo.

— — —

Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito

Fotos – João Viana/Semcom e Carlos Oliveira/Vice-Prefeito

Postagens relacionadas

Wilson Lima recebe presidente Bolsonaro e acompanha entrega de 500 apartamentos populares em Manaus

Vilhena

Mais de 400 idosos participam das provas de atletismo da 24ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade

Vilhena

Amazonas recebe 32.760 vacinas do tipo Pfizer para vacinação contra a Covid-19

Vilhena