Portal Am Hoje
Prefeitura de Manaus

Prefeitura sanciona Dia da Poesia, com homenagem ao poeta Luiz Bacellar

A Prefeitura de Manaus sancionou a Lei 3.013, que institui o Dia da Poesia, em 4 de setembro. Publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 11 de janeiro, a Lei institui a data no calendário oficial da capital amazonense. O projeto de lei é de autoria do vereador de Manaus Raiff Matos, que atendeu sugestão feita pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão auxiliar da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A data escolhida para marcar o Dia da Poesia homenageia o poeta Luiz Bacellar, nascido em 4 de setembro. Na gestão do prefeito David Almeida, o poeta tem sido homenageado com o “Dia B”, com a realização de eventos organizados pelo Concultura e Manauscult, entre eles, saraus, palestras e exposições.

Luiz Bacellar, falecido em 2012, aos 84 anos, é considerado um dos maiores poetas manauaras. Foi também um dos que mais retrataram Manaus nas próprias obras.

Reconhecimento

A diretora-presidente em exercício da Manauscult, Oreni Braga, ressaltou a importância da data. “Luiz Bacellar é um dos maiores poetas que a literatura brasileira e amazonense ganhou e que recebe essa merecida homenagem da cidade, que ele tanto retratou em poemas”.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, essa iniciativa, além de promover a poesia, será um estímulo para o cultivo da palavra poética, principalmente entre os jovens.

“A poesia é fundamental na vida das sociedades e das pessoas. Celebrar a vida e a obra de um poeta como Luiz Bacellar é um ato de reconhecimento da Prefeitura de Manaus e fundamentalmente uma oportunidade de destacar anualmente em nossa cidade a poesia, a palavra e a leitura, com seu poder de transformar a vida das pessoas”, destaca o presidente do Concultura.

Calendário oficial

A lei ressalta que a comemoração da data deve ser incluída na agenda dos departamentos municipais de cultura, turismo, educação, além da promoção de lazer, com a realização de eventos alusivos à história da literatura brasileira e de homenagens aos poetas locais.

Poderão ainda ser criados concursos, saraus, peças e exposições literárias com o objetivo de fomentar, incentivar, apoiar, descobrir, reunir e premiar poetas locais.

Postagens relacionadas

SOLIDARIEDADE – Prefeitura de Manaus inicia campanha de doação para atender vítimas das fortes chuvas do último sábado

Vilhena

Prefeitura retoma atendimento no Sine Manaus da galeria Espírito Santo

Vilhena

Prefeito David Almeida realiza abertura oficial do Manaus Adventure 2022 e salienta ganho para o turismo da capital

Vilhena