A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), vai adquirir R$ 2 milhões em insumos para a criação de aves e peixes na zona rural da cidade. A compra atende a uma solicitação de aproximadamente 700 piscicultores e avicultores, que neste momento, por conta da pandemia e da elevação dos preços da soja e milho, base para produção da ração, não estão conseguindo manter suas criações.
“A Semacc foi procurada por vários presidentes de associações comunitárias que nos relataram as dificuldades de muitos produtores rurais nesse momento de crise econômica, que está impactando fortemente no custo da ração, e, sensibilizado com a situação, o secretário Renato Júnior se reuniu com alguns vereadores de Manaus explicando a situação; e eles aderiram à causa, disponibilizando recursos por meio de emendas parlamentares, para a aquisição de insumos”, explicou a diretora do departamento de Agricultura e Abastecimento da Semacc, Meyb Seixas.
Dez empresas aderiram ao processo de licitação realizado por meio da Comissão Municipal de Licitação (CML), e cinco foram as vencedoras do certame. Juntas, elas vão receber cerca de R$ 2 milhões pela aquisição dos produtos. Todas têm prazo de até 90 dias para entregar os insumos, a partir da assinatura dos contratos, conforme extratos publicados no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 21/12.
“A Semacc optou por dividir a aquisição em cinco lotes, a fim de evitar problemas, em função de serem produtos muito perecíveis. Todo esse trabalho está sendo realizado em parceria com as lideranças comunitárias e a secretaria vai atender, inicialmente, os produtores que estão com a situação mais crítica, alguns até com iminência de paralisar suas atividades, por falta de condições. Tão logo os insumos sejam entregues pelas empresas vencedoras da licitação, a Semacc vai fazer a entrega diretamente aos produtores”, ressaltou a diretora da Semacc.
Cerca de 700 piscicultores e aquicultores da zona rural, principalmente onde se concentra a maior produção de peixes e aves, que são os Polos 1, 2, 3 e 8, vão ser beneficiados. A aquisição dos insumos para atender aos produtores rurais, faz parte do programa de governo do prefeito David Almeida, que prevê apoio e fomento às cadeias produtivas de piscicultura e aquicultura do município, que são cadeias produtivas de grande expressividade para a economia municipal, bem como, atende ao planejamento desta Secretaria, para as ações voltadas ao desenvolvimento das atividades primárias no município de Manaus.
| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui