Portal Am Hoje
Amazonas Destaque

Seap e Sebrae disponibilizam oficinas de capacitação técnica a detentos

Parceria fomenta práticas de empreendedorismo

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) retomou a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a oferta de oficinas de capacitação técnica aos detentos das unidades prisionais do Amazonas, a fim de estimular o empreendedorismo. A parceria havia sido suspensa devido à pandemia.

Foram três as oficinas ofertadas, todas com duas horas de duração, ministradas por um profissional local do ramo e transmitidas on-line simultaneamente para sete penitenciárias, pela plataforma colaborativa Microsoft Teams. Na segunda-feira (27/09), o tema foi sobre Modelo de Negócios; na quinta (30/09), Formalização de MEI (microempreendedor individual); e hoje (1º/10), Educação Financeira. Participaram desta primeira rodada, 138 internos.

No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), uma turma com 18 integrantes foi formada. Nos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM 1 e 2), a turma foi de 16 e 36 reeducandos, respectivamente. No Centro de Detenção Feminino (CDF), 17 apenadas marcaram presença nas oficinas. No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), o número de inscritos foi de 20, cada. A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) contou com 11 inscritos.

A chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, conta que a parceria com a instituição contribui para o pensamento de novas alternativas de sustento. “Com essas oficinas eles vão aprender mais sobre administração de negócios, gestão financeira, como montar a própria empresa, entre outros segmentos da área. A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para estimular essas pessoas a conquistarem sua independência financeira dignamente”.

Alcance – A equipe social que atua nas unidades prisionais irá formar novas turmas de internos para participar das oficinas de capacitação entre os meses de outubro e novembro. Ainda neste mês, o curso “Aprender a Empreender” estará retornando para o público extramuros.

| Assessoria
AM HOJE | A informação está aqui

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus entrega praça do conjunto Jardim Versalles

Vilhena

Governo do Amazonas, via Sejusc, reinaugura sede da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa

Vilhena

Prefeito David Almeida fiscaliza recuperação da rede de drenagem em trecho da Torquato Tapajós

Vilhena